ENGENHARIA

Estudantes de Engenharia Mecânica constroem carro para disputar campeonato nacional em São Paulo e são destaque na categoria

Foto: Isa Lima/UnB Agência

O grupo Piratas do Cerrado, da Universidade de Brasília, conquistou o prêmio de Melhor Equipe da região Centro-Oeste na 21ª competição Baja SAE Brasil-Petrobras, realizada em Piracicaba, São Paulo. O campeonato ocorreu no início do mês e contou com a participação de 76 times de todo o Brasil.

O projeto Baja SAE é promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE). A ideia é desafiar estudantes da área de Engenharia a aplicar os conhecimentos adquiridos em sala aula na prática. A competição é nacional e reúne universidades de todo o país.

A equipe da UnB construiu o próprio carro para participar do campeonato. Segundo o professor Lucival Malcher, do departamento de Engenharia Mecânica, a atividade auxilia na formação dos estudantes.

“É o momento de o aluno observar as dificuldades na fabricação de uma estrutura ou componente mecânico, na elaboração de um projeto complexo e ter contato com fabricantes e fornecedores de materiais de engenharia”, afirma.

“O trabalho bem feito serve como parâmetro de qualidade em relação às outras universidades do Brasil”, completa o professor.

Para o integrante da equipe Lucas Gabriel, a experiência trouxe aprendizados. “Temos contato direto com a prática da engenharia e dá um diferencial para o nosso currículo”, avalia.

Aluno do 4º semestre de Engenharia Mecânica, Igor Fleury conta que a competição é dividida em etapas. No primeiro dia, há prova de segurança e verificação do motor, com o objetivo de checar se todos os componentes do carro estão de acordo com as normas de segurança. Se o veículo não for aprovado, não compete. Segundo o estudante, a equipe passou por essa etapa “com tranquilidade”.

No segundo dia, são feitos os testes de conforto e frenagem. Também é realizada a apresentação do projeto, momento em que os alunos explicam como foi construído o carro. No terceiro dia, acontecem as provas dinâmicas, que englobam aceleração, velocidade, tração, manobrabilidade e suspension and traction.

No último dia, ocorre a parte mais importante da competição: o enduro, uma corrida de quatro horas com obstáculos. A equipe que der mais voltas nesse período ganha. Nessa prova, a Piratas do Cerrado ficou em 13º lugar.