ARQUITETURA

Exposição sobre arquitetura da América Latina dos anos 1950 a 1980 destaca prédio símbolo da UnB

A exposição América Latina em Construção: a Arquitetura 1955–1980 (Latin America in Construction: Architecture 1955–1980) traz entre seus elementos uma maquete do Instituto Central de Ciências da Universidade de Brasília (ICC). As instalações passam a ocupar, a partir do próximo domingo, o renomado Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA). Outros dois projetos de Oscar Niemeyer serão exibidos: o Congresso Nacional e o Palácio da Alvorada.

Convidado para a abertura da exposição, o reitor Ivan Camargo destaca o reconhecimento internacional do prédio símbolo da UnB. “Eu me formei aqui, andei muito por aquele espaço. Hoje estamos trabalhando para resgatar e preservar o patrimônio arquitetônico do Brasil”, afirmou. O dirigente viajou nesta sexta-feira (27) para representar a instituição no evento.

Em 1955, o MoMA realizou A Arquitetura Latino-Americana, um levantamento inédito da arquitetura moderna da região, dos primeiros momentos pós-guera, 1945, até aquela data. Sessenta anos depois, o Museu retoma o foco com América de Latina em Construção. Em comunicado oficial, o MoMA informa que está "retornando à região para oferecer uma visão complexa da posição, debates e criatividade arquitetônica do México e Cuba até o Cone Sul entre 1955 e 1980".

Reitor Ivan Camargo e o curador da exposição no MoMA, Carlos Eduardo Comas. Foto: Divulgação

A exposição será aberta ao público a partir do dia 29 de março e termina no dia 19 de julho. O visitante terá acesso a uma grande variedade de materiais originais reunidos pela primeira vez. A maior parte do acervo é inédita mesmo em seus países de origem.

Matéria alterada em 30 de março para inclusão de fotografia de divulgação e adequação de tempo verbal.