COMUNIDADE

As atividades ocorrem às terças e quintas-feiras nas piscinas do Centro Olímpico da UnB, no horário das 14h às 16h.

Foto: Isa Lima/UnB Agência

Projeto da Faculdade de Educação Física (FEF/UnB) oferece aulas gratuitas de natação para pessoas com necessidades especiais. As aulas ocorrem duas vezes por semana nas piscinas do Centro Olímpico da Universidade de Brasília, sem limite de idade para participar. As atividades contam com uma equipe de docentes e discentes preparada para atender às demandas específicas desse público e oferecer um momento de lazer por meio da natação.

"É importante oferecer um bom serviço a esse público até mesmo para que se sintam incluídas socialmente, além de atender pessoas que não têm condições financeiras de serem atendidas dentro das condições que disponibilizamos aqui”, afirma o professor da FEF José Gustavo de Alvarenga, um dos responsáveis pelo projeto que atende a pessoas com deficiências físicas e intelectuais.

Além dele, as aulas são ministradas pelo professor Paulo Gutierres Filho e pelo ex-diretor da faculdade, Alexandre Rezende. Alunos de educação física podem participar como instrutores por meio do Grupo de Estudo da Natação Especial (Genes), ofertado como projeto de extensão.

“A participação dos estudantes de educação física é importante para que possamos atender a um número maior de pessoas. Cada aluno é acompanhado por no mínimo um instrutor”, destaca o professor José Gustavo.

“Ele se desenvolveu muito no projeto, principalmente a parte motora. É uma atividade prazerosa, que o acalma”, relata Valentim Neto, referindo-se ao filho Heitor, de 5 anos, portador de autismo e que está no projeto há quase um ano.

Os interessados devem ir até a secretaria do Centro Olímpico e apresentar o atestado médico que habilite a prática de natação em uma piscina pública. Mais informações pelo número 3107 2560 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

COMUNIDADE - As piscinas do parque aquático William Passos, localizadas no Centro Olímpico (CO/UnB), estarão abertas aos alunos, docentes e servidores às terças, quartas e sextas-feiras, das 12h às 14h. Para utilizar o espaço é necessária a apresentação da carteirinha, que pode ser confeccionada na secretaria do CO, mediante entrega de atestado médico atualizado e duas fotos 3x4. O horário de funcionamento é das 8h às 18h. Mais informações pelo número 3107 2544.