ESPORTE

Projeto de extensão da Universidade, Strix Brasília Ultimate alcançou pontuação máxima em todas as partidas do campeonato, disputado em Minas Gerais

Esportistas do Strix Brasília Ultimate comemoram conquista nacional na Taça Pindorama. Foto: Divulgação

A dedicação e o espírito de equipe garantiram ao time de ultimate frisbee da UnB, o Strix Brasília Ultimate, o posto de campeão nacional da modalidade. O torneio, batizado de Taça Pindorama, aconteceu na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, no mês de setembro. A organização ficou a cargo da recém-criada Organização Ultimate Brasil (OUB). Para alcançar o topo, a equipe brasiliense desbancou times de quatro estados [Veja o desempenho no fim da matéria].

A conquista veio como resultado de anos de trabalho. Desde 2015, a prática do frisbee – o jogo dos discos – integra as atividades da Faculdade de Educação Física (FEF) como disciplina e como projeto de extensão. Coordenador da iniciativa, o professor Felipe Costa destaca que a modalidade vai muito além do esporte. “Caminhamos firmes no desenvolvimento de pesquisas sobre o tema. Temos trabalhos publicados em congressos internacionais, artigos científicos e livros, um deles está em edição neste momento”, conta.

Um dos capitães do Strix, o ex-aluno de Engenharia Mecânica Luciano Santos conheceu o esporte em 2012 e colaborou com o professor na implantação da modalidade na UnB. Mesmo depois de se formar, ele continua no time e reconhece como a prática pode transformar pessoas. “Você vê gente que não gostava de esporte coletivo animada para treinar. Isso é algo que me motiva muito a continuar vindo, para levar esse projeto adiante”, compartilha.

Cativado pelo frisbee, Luciano Santos não largou o time da UnB depois da formatura. Foto: André Gomes/Secom UnB

Durante a Taça Pindorama, ele foi premiado como o melhor atleta masculino em assistência. A distinção de gênero é válida porque o frisbee é um esporte misto, do qual participam ao mesmo tempo homens e mulheres.

“O reconhecimento individual foi importante, mas fizemos uma campanha muito expressiva como equipe. Queremos manter esse ritmo e mostrar que Brasília é sim, um polo fértil para o ultimate frisbee”, diz.

Estudante do sétimo semestre de Educação Física,
Mariana Barros também é capitã. Ela credita o sucesso na competição nacional ao espírito de equipe, que sobressaiu aos talentos individuais. “Nosso grupo se mostrou muito coeso, sem egoísmo e unidos, como um time tem que ser”, declara.

Mariana afirma que a participação de diferentes perfis de pessoas na modalidade acrescenta em termos de vivência. “É muito importante que seja uma modalidade mista, pois quebra a cultura de esporte que já temos há algum tempo. Às vezes, mulheres são colocadas em uma posição de fragilidade quando não há necessidade de separação”, opina.

Para participar do Projeto de Extensão de Ação Contínua (Peac) Strix Brasília Ultimate, basta comparecer aos treinos do time no Centro Olímpico (CO), campus Darcy Ribeiro, toda terça e quinta, às 19h. O grupo mantém informações atualizadas sobre as atividades no Facebook Ultimate Frisbee UnB.

Strix enfileirou bons resultados até a conquista do título nacional. Arte: Ana Grilo/Secom UnB

*Estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.