COMUNIDADE

Última corrida do ano teve como cenário os arredores do campus

 

A chuva e o clima de fim de semestre não impediram a realização do Cross Cerrado na Faculdade UnB Gama (FGA), na tarde desta quarta-feira (13). A comunidade local tirou os tênis do armário e saiu para correr os 4,8 km da prova disputada em percurso de terra. Essa foi a quarta edição da corrida no ano. Ceilândia, Planaltina e Darcy Ribeiro sediaram as anteriores.

Paulo Braz e Lidiane Santos se destacaram na prova de corrida disputada no Gama. Foto: Júlio Minasi/DEL-DAC

Os dois melhores tempos entre homens e mulheres ficaram com os amigos Paulo Braz e Lidiane Santos. O corredor terminou a prova com o melhor tempo geral (18m14s) e conquistou o ouro na categoria de 26 a 45 anos.

“Foi bem tranquilo. Para quem estava parado, o tempo até que foi bom”, diz ele, que mora no entorno de Brasília e costumava treinar de forma regular para competições.

Lidiane estuda Engenharia Espacial na FGA e foi a responsável por trazer o campeão para a prova. Os dois também comemoraram a vitória dela na categoria de 16 a 25 anos. Estreante em competições, a futura engenheira terminou a prova em pouco mais de 29 minutos. “Fiquei satisfeita com o resultado. Tenho mais costume de correr no asfalto”, afirma.

O veterano corredor Carlos Henrique Sousa saiu do campus Darcy Ribeiro, onde presta serviços, e foi prestigiar a prova no Gama. Aos 64 anos, fez o terceiro melhor tempo geral (22m42s) e levou a medalha de ouro entre os participantes com mais de 45. “Eu só não fui mais rápido porque fiquei com medo de cair”, brinca, sobre o circuito molhado.

MAIS ESPORTE O vice-diretor da FGA, Sandro Haddad, também correu e garantiu o bronze entre os participantes de 26 a 45 anos. Ao fim da prova, ele agradeceu a participação dos atletas e o apoio da Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC), responsável pela organização do Cross Cerrado. “A prática esportiva é muito importante, ainda mais em um campus de Engenharia. Aqui as pessoas passam muito tempo sentadas”, diz. O gestor lembrou que o campus completa dez anos em 2018 e pediu auxílio para a promoção de mais atividades esportivas.

Coordenador de Esporte da DEL, Carlos Alberto Diniz disse que o setor está à disposição para contribuir para o desenvolvimento do esporte na FGA. Ele informou que há redes novas para substituir as danificadas que estão nas traves da quadra poliesportiva do campus e avisou que, em breve, o local contará com um profissional de Educação Física para coordenar atividades. “Fomos contemplados pelo Projeto Segundo Tempo Universitário. Logo teremos ações regulares em todos os campi”, explicou.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.