LAZER

Projeto movimentou Centro Olímpico no último dia 30. Outras cinco edições estão programadas até o fim do ano

Participantes se divertiram com swordplay no Domingo Olímpico. Foto: Hugo Costa/DEA/DAC

Sorrisos nos rostos em dia ensolarado deram cor à primeira edição do ano do Domingo Olímpico, realizada na Universidade de Brasília no último dia 30 abril. O projeto de extensão da Faculdade de Educação Física (FEF), apoiado pela Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC), reuniu dezenas de pessoas que puderam desfrutar da programação de esporte, lazer e recreação distribuída no Centro Olímpico.

“Achei essa ideia [da organização do Domingo Olímpico] genial. Está muito divertido”, diz o calouro de Economia Gabriel Monteiro. O estudante, que participou de atividades de basquete e tênis de mesa, soube do evento pelo portal da UnB na internet. “Vi a notícia ontem (29) e já avisei para o pessoal nos grupos de Whatsapp”, conta. “Se tivesse todo domingo, estaria aqui sempre”, garante.

Quem também estava animada era a estudante do primeiro ano do ensino médio Júlia Bueno. “Acho muito legal a UnB oferecer essa oportunidade para gente praticar esporte aqui no campus”, diz ela, que acompanhou a irmã, voluntária na massoterapia, e jogou basquete no ginásio do CO.

A empolgação contagiou os voluntários responsáveis por coordenar as atividades. “Esse contato com as pessoas aqui é muito importante. É uma oportunidade de aliar teoria, prática e convivência com a comunidade”, avalia o futuro bacharel em Educação Física Gabriel Almeida. “Tem muita gente aqui da [disciplina] Prática Desportiva da UnB. Mas a pegada hoje é mais voltada para o lazer”, explica o também estudante da FEF Welington Dornelas. Os dois monitoraram o vôlei de quadra.

Coordenador do evento, o professor da FEF Felipe Rodrigues da Costa agradeceu o envolvimento dos voluntários. “Sem eles, não há Domingo Olímpico”, diz. Costa informa que os colaboradores vão receber certificados de 20h de atividades por participação em cada domingo. O docente avalia como positiva a experiência e diz que tem recebido sugestões para ampliar o evento. “Tenho recebido feedback para, por exemplo, oferecer atividades para crianças”, conta.

Decano André Reis e professor Felipe Rodrigues da Costa prestigiaram o evento. Foto: Hugo Costa/DEA/DAC

CONTINUIDADE E ESTRUTURA – O decano de Assuntos Comunitários, André Reis, vestiu a camisa da organização e foi acompanhar a movimentação no CO. “Estamos nessa iniciativa de estabelecer institucionalmente a parceria do decanato com o Domingo Olímpico. Entendemos o Centro Olímpico como um espaço para o lazer e a confraternização da comunidade”, afirma o gestor, também professor da FEF e ex-chefe do mais importante espaço esportivo da Universidade.

Reis diz que é preciso combater a falsa impressão de que o CO é um local fechado no fim de semana. Segundo ele, o que falta para colocar o local no roteiro das atrações de lazer da cidade é a melhoria da infraestrutura e a presença do corpo administrativo aos sábados e domingos. “Temos nos dedicado a essa questão. Estamos realizando o planejamento e vamos discutir com a administração superior da Universidade as principais demandas que temos”, adianta.

Entre as preocupações do decano está a necessidade de mais seguranças e guarda-vidas nas piscinas. “Precisamos contar ainda com uma estrutura administrativa capaz de oferecer atendimento de qualidade ao público. Não adianta convidar as pessoas e abrir o CO se não houver responsáveis pela liberação e administração dos espaços e de material esportivo para as práticas”, finaliza.