ESPORTE

Edital da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura, vinculada ao Decanato de Assuntos Comunitários, prevê 120 vagas em pelo menos 27 modalidades

Começam nesta segunda-feira (17) e seguem até o próximo dia 28 de abril as inscrições para o Programa Bolsa Atleta do Esporte Universitário. O edital prevê 120 bolsas de R$400 destinadas a estudantes-atletas da Universidade de Brasília. Estar matriculado em curso de graduação ou pós-graduação, presencial ou a distância, e apresentar Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) acima de 2,4 são alguns dos requisitos do programa. Confira o edital completo.

A vigência das bolsas vai de junho a dezembro deste ano. O formulário de inscrição está disponível na página de internet da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC), responsável pela gestão do programa. Para concorrer, é necessário apresentar presencialmente, entre outros comprovantes, original e cópia de documentos pessoais (RG, CNH ou passaporte), currículo de atleta, histórico acadêmico em que conste o IRA, atestado médico recente e carta de recomendação de clube da modalidade esportiva. A relação completa está no item 3 do edital.

“Este edital demonstra o reconhecimento institucional do esporte como ferramenta enriquecedora da formação acadêmica”, afirma Alexandre Rezende, professor da Faculdade de Educação Física e gestor da área esportiva da DEA. “O programa busca valorizar os estudantes que se dedicam ao esporte na Universidade. É também uma forma de ressarcir parte dos custos envolvidos nos treinamentos”, avalia.

VAGAS – O Programa abrange 14 modalidades individuais, com vagas específicas para atletas paralímpicos, e 13 coletivas, previstas em competições esportivas da Federação do Esporte do Distrito Federal (Fesu) e da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Há também vagas destinadas a modalidades não universitárias.

Modalidades individuais (masculino e feminino): atletismo, badminton, judô, karatê, luta olímpica, natação, taekowondo, tênis, tênis de mesa, beach tennis, xadrez, jiu jitsu, kung fu e futebol virtual.

Coletivas (masculino e feminino): basquete, basquete 3 x 3, futebol, futsal, futebol de 7, futebol de areia, handebol, beach handebol, rúgbi, vôlei, vôlei de praia e futevôlei.

O Programa Bolsa Atleta do Esporte Universitário é subsidiado com recursos da Fundação Universidade de Brasília (FUB) e do Plano Nacional de Assistência Estudantil do Ministério da Educação (Pnaes). Estudantes em situação de vulnerabilidade econômica atestada por avaliação da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS/DAC) têm prioridade na concessão das bolsas.