RECONHECIMENTO

Instituição é uma das três melhores do país no desporto universitário

Troféu Eficiência, recebido pela UnB pelo desempenho em competições esportivas em 2016. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Uma reluzente estrela amarela é a marca do prêmio recebido pela Universidade de Brasília, no sábado (1º), em Maceió, durante fórum nacional organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). O Troféu Eficiência veio graças ao desempenho ao longo de competições esportivas em 2016. A universidade da capital foi a melhor entre as instituições públicas do país e a terceira colocada no ranking geral.

Coube ao professor da Faculdade de Educação Física e responsável pela área esportiva da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC), Alexandre Rezende, a missão de receber a honraria. “Recebi com muito orgulho esse troféu, que é uma conquista dos estudantes-atletas da UnB e fruto do trabalho dedicado da equipe da DEA”, diz.

Segundo ele, nas discussões sobre a política para o esporte universitário, o presidente da CBDU, Luciano Cabral, destacou a importância de as universidades criarem programas tanto para o atleta-universitário, que participa dos campeonatos universitários, como para o universitário-atleta, que tem interesse pela prática do esporte para o lazer e a saúde.

Já o secretário de Esporte Educacional do Ministério do Esporte, Leandro Silva, ressaltou que o modelo brasileiro para o desenvolvimento do esporte na universidade está em processo de construção, mas deve estar comprometido com a democratização do acesso dos estudantes ao esporte e com a criação de laços entre a universidade e as escolas de educação básica.

>> Saiba mais:

UnB entre as três melhores de ranking esportivo nacional