ESPORTE

Encontro marca o início da nova gestão e do diálogo com a comunidade acadêmica em busca de melhorias para o desporto universitário

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A nova gestão da Universidade de Brasília se reuniu com atletas, na tarde desta quarta-feira (14), no anfiteatro 10 do Instituto Central de Ciências (ICC). Além de homenagear os atletas da UnB que acabam de garantir, pelo segundo ano consecutivo, o terceiro lugar no ranking geral da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), o encontro foi o primeiro de uma série com o objetivo de buscar soluções para problemas recorrentes, como falta de recursos e estrutura para treinos.

“O esporte é uma prioridade nesta gestão”, destaca a reitora Márcia Abrahão, que, para além da conquista de medalhas, vê na prática desportiva uma forma de integrar a comunidade acadêmica, promover o bem-estar e a saúde das pessoas e formar lideranças, entre outros benefícios. “Estamos aqui para trabalhar juntos."

Gestores falam sobre os desafios do esporte universitário Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Para o decano de Assuntos Comunitários, André Reis, ex-diretor do Centro Olímpico da UnB, conciliar a vida de estudante e a de atleta não é fácil e requer apoio institucional. “É importante construir uma política voltada para o esporte universitário e otimizar o uso dos recursos”, defende.

“Queremos ouvir as demandas e as necessidades para enfrentar os desafios”, reforça o atual diretor de Esporte e Lazer, Alexandre Rezende. "Temos que estabelecer essa aproximação para elaborarmos juntos um projeto a ser realizado nos próximos quatro anos."

A diretora de Arte e Cultura, Brenda Oliveira, lembrou as dificuldades enfrentadas no último ano com o corte de bolsas e apontou a necessidade de maior organização das associações atléticas. “Pode ser mais fácil, por meio das entidades de direito privado, por exemplo, fazer a compra de material esportivo e a contratação de técnicos para as equipes”, diz.

Presente no encontro, o ex-jogador de vôlei e medalhista olímpico Rui Campos parabenizou os atletas pelos resultados nos jogos e os gestores pelo diálogo com a comunidade desportiva. Frente aos problemas relatados pelos alunos, ele lembra que a Lei de Incentivo ao Esporte pode prever bolsas para uniformes, custeio de viagens e aquisição de material. "Estou à disposição para ajudar no que for preciso", disse Rui, que hoje é consultor do Ministério do Esporte.

Medalha de prata nos jogos olímpicos de Los Angeles na década de 80, Rui Campos parabenizou os atletas da UnB pelos resultados alcançados Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

RESULTADOS – Apesar das dificuldades, a Universidade de Brasília é hoje referência no Brasil em desporto universitário. No ranking da CBDU, a UnB fica atrás apenas da Unip, de São Paulo, e da Maurício de Nassau, de Pernambuco, segundo o coordenador de Esporte e Lazer, Carlos Alberto Diniz, o Carlão. Entre as federais, a UnB lidera na contagem de pontos em eventos esportivos. A lista reúne, ao todo, 207 entidades. "Esse resultado não seria possível sem o esforço dos atletas e da equipe da Diretoria de Esporte e Lazer", reconhece.

Saiba mais:

>> UnB entre as três melhores de ranking esportivo nacional