PALESTRA

António Nóvoa, ex-reitor da Universidade de Lisboa, defende maior envolvimento das instituições na solução de problemas mundiais

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

O ex-reitor da Universidade de Lisboa António Nóvoa proferiu palestra na Universidade de Brasília e instigou alunos e professores a contribuírem, como instituição, para a solução de grandes problemas mundiais.

Ele os classifica em cinco categorias: educação, desigualdade, pobreza e inclusão; ambiente, água, energia e Terra; demografia, envelhecimento, saúde e sustentabilidade; capitalismo, trabalho, inovação e desenvolvimento; política, democracia, terrorismo e paz.

Segundo o professor, as universidades podem contribuir para a solução de todos esses problemas ao firmar compromisso com a educação básica e mudar as formas de avaliação interna – tanto de alunos como de professores. “Temos que valorizar outras atividades e dimensões do trabalho universitário. Não há uma verdadeira liberdade acadêmica enquanto os professores forem avaliados pelo número de artigos publicados em revistas conceituadas”, opina Nóvoa.

Quanto aos problemas relacionados à demografia, envelhecimento, saúde e sustentabilidade, a solução, segundo ele, seria inserir mais a universidade na vida da cidade ao valorizar a participação da instituição em políticas públicas e na open science  movimento que defende maior acessibilidade a dados e teses científicas para todas as pessoas, em nível amador ou profissional.

Nóvoa propôs também uma revolução na aprendizagem nas universidades em todo o mundo: mudar o sistema de sala de aula para sistemas colaborativos, em que os alunos têm maior participação, e trabalhar na individualização de currículos, em que cada estudante decide quais disciplinas irá cursar dentro de sua área.

Em questões de política, democracia, terrorismo e paz, Nóvoa destacou o papel da universidade em debates políticos que ressaltem a tolerância. Segundo o professor, a base do futuro está nas transformações da universidade. “Quando todas as outras instituições falharem, as universidades não podem falhar”, acredita.

O evento, organizado pelo Decanato de Ensino de Graduação, contou com a presença do reitor Ivan Camargo, que ressaltou que a UnB trabalha para ser um espaço livre e plural. “É importante fazer das universidades locais de extrema liberdade”.

NÓVOA – António Nóvoa tem mais de 150 publicações editadas em 12 países. É doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra e em História Moderna e Contemporânea pela Universidade Paris-Sorbonne. Atualmente, é professor catedrático e reitor honorário do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Foi candidato independente às eleições presidenciais de Portugal deste ano.