CONTENÇÃO DA PANDEMIA

Quarta edição da publicação traz atualizações sobre a comunidade da UnB no exterior e as medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus

Boletim do Coes disponibiliza informações atualizadas sobre ações da UnB contra a covid-19. Arte: Secretaria de Comunicação da UnB

O Comitê Gestor do Plano de Contingência da covid-19 (Coes) publicou a quarta edição do Boletim Covid-19 UnB em Ação. A publicação traz dados da doença no Brasil e no exterior, com base em informações do Ministério da Saúde (MS), da Organização Mundial de Saúde (OMS) e as ações da Universidade de Brasília para proteger sua comunidade. O boletim é enviado para todas as unidades acadêmicas e administrativas da insituição e está disponível no repositório digital de produtos e projetos da UnB contra a covid-19.

>> Novo coronavírus: Coes lança boletim informativo

Esta edição, referente à semana de 1 a 5 de junho, traz atualizações sobre a evolução da pandemia no país e no mundo, informações sobre a comunidade da UnB no exterior, um levantamento sobre a situação das instalações sanitárias nos campi da UnB e explicações sobre a estratégia de educação para os trabalhadores terceirizados que visa apoiar práticas de prevenção à covid-19.

Hoje, 146 docentes, técnicos administrativos e discentes da UnB estão fora do Brasil, espalhados por 22 países. Três deles retornaram na última semana de maio. A comunidade da UnB no exterior recebe mensalmente informações sobre a situação da pandemia na localidade em que está e as perspectivas futuras. As atualizações são feitas pela Assessoria de Assuntos Internacionais (INT), responsável por acompanhar o grupo.

Decano de Assuntos Comunitários e presidente do Coes, Ileno Izídio destaca as ações de manutenção das instalações sanitárias para favorecer as medidas de prevenção à covid-19. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Sobre a manutenção das instalações sanitárias, o professor Ileno Izídio, decano de Assuntos Comunitários (DAC) e presidente do Coes, informa que a Coordenação de Manutenção Predial da Prefeitura da UnB (CAP/PRC) fez uma visita a mais de 80% dos banheiros da UnB para verificação das condições de pias, dispensers e torneiras.

“Estamos levantando as condições das instalações para que os alunos possam lavar as mãos e se prevenir da covid-19”, afirma o decano.

Até o momento, foi constatado que 263 banheiros precisam de manutenção, sendo que 170 deles já foram restaurados.

REDUZIR O CONTÁGIO – A transmissão do novo coronavírus em uma eventual volta às aulas em modo presencial também é uma preocupação do Coes. Por isso, está sendo elaborada uma estratégia de educação para terceirizados, com práticas que auxiliem a evitar a propagação do vírus em locais com grande fluxo de pessoas.

“Vamos discutir vivencialmente como lidar com as situações na prática, por exemplo, como será feita a limpeza e fiscalização dos prédios, se será feita uma ou duas vezes por turno, como lidar se um aluno estiver contaminado”, explica o decano. A estratégia também será adotada com estudantes e professores em fase posterior e auxiliará a comunidade universitária a estar mais preparada para enfrentar a covid-19.

Por enquanto, não há previsão de retorno às atividades acadêmicas presenciais. A UnB tem trabalhado em estratégias para eventual retomada do calendário acadêmico em modo remoto. A comunidade universitária pode participar do processo respondendo à pesquisa sobre as condições de retorno às atividades acadêmicas.

>> Observatório PrEpidemia avalia situação do Distrito Federal em boletim técnico

>> Projeto da FAU disponibiliza atividades lúdicas para jovens durante o isolamento social

>> Centro UnB Cerrado ganha novas estruturas

>> UnB cria comitê de planejamento de ações para fase de recuperação da doença