INOVAÇÃO

Uma das vencedoras da chamada pública NZEB Procel Edifica, construção terá balanço energético próximo de zero

Estruturas de aço e placas fotovoltaicas na lateral do Edifício LabZero buscam unir tecnologia, sustentabilidade e baixo custo. Imagem: Reprodução/LabZero

 

Somando-se com protagonismo às demandas de uma sociedade com menor impacto ambiental, o projeto LabZero da Universidade de Brasília recebeu a quarta colocação em chamada nacional da Eletrobras que busca financiar a construção de edifícios sustentáveis. O projeto, que deve ser edificado em até dois anos após a assinatura do contrato e recebimento dos recursos, prevê laboratórios e grupos de pesquisa. O LabZero resulta de articulações entre diferentes áreas da Universidade, que trabalham juntas em prol da construção de um edifício de alta eficiência energética seguindo o conceito NZEB – Nearly Zero Energy Building, no original em inglês.

 

Com pouco mais de 200m², o projeto será edificado em um espaço do Parque Científico e Tecnológico da UnB (PCTec) e será espaço de co-working para grupos que trabalhem com eficiência energética e sustentabilidade de edifícios. "Construir o projeto em Brasília tem importância estratégica por sua excelente visibilidade e acesso para visitantes, uma vez que está previsto um plano de visitação ao público para disseminação do conhecimento científico", pontua a professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) Joara Cronemberger. 

 

As visitações devem acontecer nas modalidades educativa, para a sociedade em geral e técnica, com ênfase em estudantes e profissionais com interesse pelo tema de eficiência energética. Haverá ainda a possibilidade de conhecer o projeto por meio de tour virtual que será disponibilizado no site da Universidade de Brasília.

 

Entre as práticas que garantem sustentabilidade ao edifício estão: sistema de captação e aproveitamento da água das chuvas; estação de tratamento de água com uso de fossa ecológica, filtro biológico e unidade de desinfecção; e gestão de resíduos sólidos – pensado pelo projeto Recicla FUP, que estrutura o local para coleta seletiva, diagnóstico quali-quantitativo dos resíduos, identificação das fontes geradoras de resíduos e seleção de cooperativa de catadores para recebimento dos recicláveis. 

 

Coordenado pelas professoras Joara Cronemberger e Cláudia Amorim, também da FAU, o projeto é resultado do esforço conjunto de docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação e servidores de diversos setores da UnB: Faculdade de Tecnologia (FT), Instituto de Geociências (IG), Faculdade UnB Gama (FGA), Faculdade UnB Planaltina (FUP), Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan), Secretaria de Infraestrutura (Infra), Empresa do Parque Científico e Tecnológico da UnB (Quali-A/PCTec) e empresa júnior da Faculdade de Tecnologia (Concreta/FT). 

Edifício leva em conta a identidade arquitetônica das edificações da Universidade. Imagem: Reprodução/LabZero

 

ADEQUAÇÃO À REALIDADE LOCAL – O edifício pretende integrar-se de maneira orgânica ao ambiente onde será construído. Para tanto, a arquitetura foi pensada partindo-se de premissas ligadas ao clima, aproveitamento da luz natural e busca pela proteção solar otimizada e eficaz. "Além de pensar as melhores práticas de sustentabilidade, é necessário adequar o LabZero à nossa realidade local pensando, inclusive, tecnologias disponíveis e custos", explica a docente Cláudia Amorim.

 

Segundo o memorial do projeto e baseado em pesquisas anteriores do Laboratório de Controle Ambiental e Eficiência Energética (LACAM/UnB), edifícios de escritório na capital federal consomem, em média, 132kWh/m².ano. Já o LabZero pretende ter consumo de 34,29kWh/m².ano, uma economia de quase 75%.

 

"Além de gerar a própria energia, o excedente será utilizado para alimentação de bicicletas elétricas, que ajudarão na mobilidade pelo campus", explica o professor do Instituto de Geociências (IG) Edilson Bias, um dos docentes ligados ao projeto.

 

Entre as tecnologias utilizadas está a chaminé solar, recurso que intensifica a ventilação natural. Ela é combinada com o uso de cobogós, marca de Brasília, como técnica que resfriamento evaporativo. A adoção dessa estratégia minimiza a necessidade de ventilação mecânica e, como consequência, otimiza o gasto energético, como proposto pelo professor João Manoel Pimenta, do Departamento de Engenharia Mecânica (ENM/FT). 

 

Há, também, a utilização da tecnologia IoT – Internet of Things, Internet das coisas, em tradução livre do inglês – em que um sistema monitora variáveis como conforto térmico e luminoso, controle de acesso e energia. "O edifício é uma vitrine de eficiência energética na UnB", detalha o professor do Departamento de Engenharia Elétrica (ENE/FT) Adolfo Bauchspiess, responsável pela área de automação do edifício.

 

"Introduzimos sistemas de refrigeração alternativos e inovadores, além de sistemas de geração fotovoltaica de dois tipos: conectado à rede e com uso de armazenamento" acrescenta o professor Marco Egito, do ENE/FT.

 

ENSINANDO NA PRÁTICA Segundo a mesma lógica de edifício sustentável, além da alta eficiência energética, o LabZero prevê técnicas de reciclagem de água e gestão dos resíduos sólidos. A instalação do sistema de tratamento e reúso de água estará exposto para que seja possível mostrar a tecnologia por trás do projeto.

 

A gestão de resíduos será local e os pesquisadores buscam divulgar informações para que a população entenda o porquê da coleta seletiva. "Assim, o edifício difunde e reforça a prática do reúso da água e implantação da coleta seletiva, servindo de exemplo para a sociedade", explica a coordenadora do mestrado profissional em rede nacional em Gestão e Regulação em Recursos Hídricos (ProÁgua), Lucijane Monteiro.

 

Leia mais:

>> Engajamento em app de saúde pode conceder quatro créditos a estudantes da graduação

>> Pesquisa da UnB mapeia manifestações neurológicas associadas ao Sars-CoV2

>> Pesquisa para planejar retomada do calendário acadêmico da UnB está no ar

>> Glossário apresenta definições de termos relacionados à Covid-19

>> Universidade homenageia novos mestres do corpo técnico 

>> Projeto da FAU disponibiliza atividades lúdicas para jovens durante o isolamento social

>> Estudantes apresentam soluções inovadoras contra impactos da Covid-19

>> UnB oferece assistência a pais da comunidade universitária durante isolamento social

>> UnB lança edital de fluxo contínuo para projetos voltados ao combate da Covid-19

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.