SAÚDE

Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília contribui com 7% do conteúdo apresentado em evento nacional

Entre os dias 24 e 28 de setembro, em Florianópolis, Santa Catarina, será realizado o X Congresso Brasileiro de Bioética. Nesta edição, o evento contará com a participação de 60 conferencistas – 20 deles, estrangeiros – e com a apresentação de mais de 700 trabalhos. A Universidade de Brasília marca presença no evento com 47 trabalhos produzidos por alunos do Programa de Pós-Graduação em Bioética (PPGBioética). Todos os textos enviados pela UnB foram aceitos pela comissão do evento.

O PPGBioética completa cinco anos em agosto e, desde sua inauguração, foram defendidas 36 dissertações de mestrado e 12 teses de doutorado. No último semestre, 48 alunos se especializaram em Bioética na UnB. Desses, 25 enviaram trabalhos para o congresso em Florianópolis. "Ao todo, foram 47 trabalhos enviados, o que é um número muito expressivo (...). Não esperávamos que todos fossem aceitos", revela o professor Volnei. Com essa participação, a UnB contribui com aproximadamente 7% de todo material exposto no evento.

Aluna do programa Ivone Laurentino dos Santos teve três trabalhos aceitos no congresso. Um deles analisa as principais obras de Paulo Freire e alia conhecimentos desenvolvidos pelo filósofo a estudos atuais em Bioética. Ivone fez graduação em Filosofia, mestrado em Psicologia e encontrou, na Bioética, um campo em que pode mesclar conhecimentos das duas áreas. "Aqui, sinto que posso pensar filosoficamente questões específicas", explica a doutoranda.

Professor Volnei Garrafa e equipe de alunos, professores e funcionários do Programa de Mestrado e Doutorado em Bioética. Foto: Mariana Lozzi/Facto Agência de Comunicação

Sediado na Faculdade de Saúde, o PPGBioética conta com um corpo docente de 18 professores de diferentes departamentos. Volnei Garrafa, coordenador da Cátedra Unesco de Bioética da UnB, caracteriza o programa como uma iniciativa interdisciplinar. "Nossos alunos e professores fizeram graduação nas mais variadas áreas. Acreditamos que a universidade só tem a ganhar com isso", afirmou. Segundo o professor, a diversidade de perspectivas abordadas nos trabalhos explica a forte presença da UnB no X Congresso Brasileiro de Bioética.

Em 2012, o Programa de Pós-Graduação em Bioética recebeu nota 4 no Sistema de Avaliação da Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). "A nota foi boa, considerando que essa é a primeira avaliação do nosso programa pela Capes", pondera o professor Volnei. Ele espera que o destaque da UnB, no encontro em Florianópolis, contribua para o aumento da nota do programa, assim como para a divulgação da Bioética no Distrito Federal.

Segundo o professor Volnei Garrafa, sem a cooperação do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP), responsável pelo financiamento da viagem e estada dos congressistas, e do Ministério da Saúde, os alunos não teriam a chance de apresentar os trabalhos aprovados. "Agora, só falta comparecer", disse em tom de brincadeira.