INTERNACIONAL

Primeira versão em português da obra de Francisco Sierra Caballero será apresentada nesta quinta-feira (13), às 16h

Pensar a comunicação, a informação, as mudanças tecnológicas e os impactos no processo educacional são temas tratados no livro que será lançado nesta quinta-feira, dia 13, na Universidade de Brasília, pelo atual diretor do Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para América Latina (Ciespal) e professor da Universidade de Sevilha (Espanha), Francisco Sierra Caballero. Editado originalmente na Espanha, em 2000, o livro foi veiculado em países como Colômbia, Chile, México.

Pela primeira vez em língua portuguesa, Introdução à Teoria da Comunicação Educativa apresenta contribuições da pedagogia crítica latino-americana e representa um dos raros ensaios sobre teoria crítica, com ênfase em educomunicação. Segundo o autor, “o livro apresenta ferramentas para pensar o papel da universidade e o lugar das políticas públicas na sociedade da informação”.

A publicação em língua portuguesa foi realizada com apoio do governo espanhol e no Brasil chega ao leitor pela Verbena Editora.

PARCERIA - Em visita ao Brasil, o autor também irá celebrar parceria com a Universidade de Brasília com objetivo de ampliar as formas de cooperação em ensino, pesquisa e extensão. Os projetos irão beneficiar professores e alunos. "Os próximos cinco anos serão marcados por uma aliança estratégica que marcará a criação de redes de pesquisa na América Latina, com ênfase para a formação de alunos", afirma Caballero.

Segundo ele, o acordo marca um período de vanguarda na pesquisa, responsável pela ampliação da atuação da universidade em ensino, pesquisa e extensão.

Na prática, a parceria prevê a organização de seminários, programas de capacitação e pesquisa com ênfase nas Tecnologias da Informação e Comunicação. "O Brasil tem importância estratégica para o Ciespal e é a primeira vez que conseguimos unir saberes e experiências que gerarão frutos diretos para os estudantes e para a comunidade", disse durante visita à Universidade de Brasília.

Durante a visita ao Brasil, Caballero também cumpre uma agenda de encontros com a presidente do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Cecília Leite, e a representação da Unesco Brasil, em parcerias na área de ciência, tecnologia e comunicação, para projetos que irão atuar na captura, distribuição e preservação da produção intelectual, científica e tecnológica.

Toda a organização dos seminários será realizada pelo Núcleo de Multimídia e Internet, laboratório interdisciplinar de pesquisa vinculado ao Departamento de Engenharia Elétrica, da UnB. A unidade tem como missão atuar de forma coordenada para a promoção de pesquisa, desenvolvimento e inovação, tendo como eixos indissociáveis os aspectos sociais, culturais, tecnológicos e econômicos.

CIESPAL - O Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para América Latina – Ciespal tem como objetivo a geração de ações e propostas de alto nível acadêmico, alinhadas com o enfoque de direitos humanos que constituem um pilar de ação da organização. Tal enfoque é o pilar pelo qual o Ciespal está fundamentado e constitui uma proposta inovadora para a promoção e exercício da cidadania. Mais informações podem ser obtidas em: http://www.ciespal.org/.

Lançamento do livro "Introdução à teoria da Comunicação Educativa".

Local: Núcleo de Multimídia e Internet - Prédio SG11, 1º andar, Universidade de Brasília.

Horário: 16h às 19h.

Data: Quinta-feira, dia 13/11/2014.

Após o lançamento, haverá um coquetel no Café das Letras, localizado no Centro de Vivência da Universidade de Brasília.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.