ECONOMIA

Pesquisa alerta para o potencial de impacto ambiental e socioeconômico dos investimentos estrangeiros industriais no Nordeste brasileiro

Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

A pesquisadora Márcia Cristina Silva Paixão foi um dos destaques da última edição do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional. Doutora pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de Brasília (Face), Márcia ficou com o segundo lugar na categoria tese.

 

A cerimônia para entrega das homenagens está marcada para o mês de março. A cientista receberá o diploma de reconhecimento de mérito e o valor de R$ 25 mil. A tese foi orientada pelo professor Jorge Madeira Nogueira, do Departamento de Economia.

 

“Este é, sem dúvidas, um prêmio muito especial para mim: por ser o primeiro que recebo, por ter sido concedido ao trabalho mais relevante da minha produção até o momento e, em especial, por levar o nome do consagrado economista Celso Furtado”, comemora Márcia.

Márcia Paixão é professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foto: Rizemberg Felipe

 

A pesquisa premiada destaca o potencial de impacto ambiental e socioeconômico dos investimentos estrangeiros industriais no Nordeste brasileiro. O trabalho foi realizado com base, principalmente, em dados derivados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Censo de Capital Estrangeiro realizado pelo Banco Central.

 

A conclusão de três anos de dedicação da pesquisadora é um alerta para o fato de que a maior presença de investimentos estrangeiros não garante supostos benefícios à população, e que, políticas regionais-ambientais precisam ser seletivas e estratégicas também em relação ao investimento estrangeiro.

 

“Além de atrair investimento estrangeiro industrial, com o objetivo de geração de emprego e renda, o Brasil deve se preocupar com o aspecto qualitativo desse investimento. Deve-se priorizar atividades limpas e geradoras de bons empregos. Além disso, é necessário que o país adote um sistema de monitoramento e avaliação de impactos, especialmente no caso da região Nordeste", aponta a cientista.

 

Márcia Cristina Silva Paixão é professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde cursou graduação em Ciências Econômicas e mestrado em Economia. Ela desenvolve pesquisas nas áreas de Economia Internacional e Economia do Meio Ambiente.

 

OUTRAS POSIÇÕES DA UnB – A edição 2014 do prêmio Celso Furtado dedicou outras duas posições aos pesquisadores da UnB. O terceiro lugar da categoria Produção do Conhecimento Acadêmico – Doutorado, mesma modalidade conquistada por Márcia Paixão, foi indicada a Kilma Gonçalves Cezar, pela tese O Eterno Retorno do Espaço: a espacialidade do planejamento nas políticas do Governo Federal 1950-2010.

 

Já o segundo lugar na categoria Produção do Conhecimento Acadêmico – Mestrado ficou com Veronica Sánchez da Cruz Rios, autora da dissertação Inovação em Políticas Públicas: um estudo do comitê gestor do plano de desenvolvimento regional sustentável do Xingu.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.