CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Projetos da UnB recebem prêmios em duas categorias da Campus Party

Foto: Isa Lima/UnB Agência

A qualidade dos três trabalhos da Universidade de Brasília apresentados na Campus Future, espaço acadêmico da edição 2015 da Campus Party, rendeu o prêmio de Universidade com Melhores Projetos. A instituição da capital federal desbancou outras 42 de todo o país com iniciativas que integraram estudantes e professores do Departamento de Ciência da Computação (CIC) e da Faculdade UnB Gama (FGA). Sistema na área de transporte conquistou a categoria Projeto Mais Inovador. A premiação ocorreu no início do mês, em São Paulo.

Além dos troféus, os responsáveis pelos projetos vitoriosos garantiram tickets que permitem acesso, alimentação e uso da área de camping na próxima edição do evento. “O principal benefício é a motivação que esse reconhecimento pode gerar na comunidade acadêmica”, avalia o professor da FGA Fabrício Braz. “Espero que esse prêmio sirva de estímulo para mais iniciativas de nossos alunos”, completa.

Braz orientou o recém-formado em Engenharia de Software Rafael Queiroz no desenvolvimento do Sistema Inteligente para Aumento na Confiabilidade no Transporte Público. O projeto mais inovador da Campus Party pretende informar passageiros, empresas e governo sobre o tempo dos trajetos, os horários de pico e os pontos de ônibus mais utilizados. “Percebemos, por exemplo, que pontos de retenção podem ser evitados com linhas alternativas e um planejamento mais preciso”, diz Rafael.

O projeto identificou 4,7 mil pontos de ônibus no Distrito Federal e colheu informações durante 116 viagens pelos coletivos. Um aplicativo de celular está em desenvolvimento para disseminar o uso do sistema premiado. “Minha intenção é utilizar a tecnologia e contribuir para um transporte melhor, que ajude a vidas das pessoas”, afirma o engenheiro.

O desempenho acadêmico destacado garantiu a Rafael Queiroz um estágio de seis meses no Instituto Fraunhofer, da Alemanha. Ele viaja à Europa ainda este ano, para orgulho do orientador. “É muito bom trabalhar com o Rafael. Ele é muito criativo, determinado e não se cansa”, afirma Fabrício Braz.

SOFTWARE DA EVOLUÇÃO – Os projetos Simulação da Evolução da Camuflagem em Seres Vivos, baseado na teoria Evolutiva de Darwin, e Bike X, que projeta no mundo virtual pedaladas reais e simula o uso de bicicletas, também foram decisivos para que a UnB vencesse o prêmio institucional. As iniciativas envolveram mais de 20 pesquisadores, entre estudantes e orientadores, e foram apresentadas em estande específico da Campus Party.

Baseado em estudos com peixes, o simulador da evolução cria um ambiente virtual com predadores, presas e ecossistemas aleatórios. O software então demonstra a adaptação das espécies de acordo com o meio em que estão envolvidas. “O protótipo tem efeito didático, pode facilitar o entendimento do comportamento de espécies e tem potencial para ser aplicado em contextos além da biologia”, diz o orientador do projeto e professor do CIC, Alexandre Zaghetto, que destaca o empenho de seu aluno e pesquisador de iniciação científica Luiz Henrique Morais Aguiar.

O Bike X tem protótipo na Faculdade do Gama, mas enviou a São Paulo apenas a apresentação do conceito. “Esse é um trabalho multidisciplinar que envolve engenharias como a Eletrônica, de Software e a Automotiva”, explica o professor da FGA Edson Mintsu, um dos colaboradores do projeto.

A categoria Melhor Projeto Geral foi a única em que a UnB não foi vencedora. O prêmio ficou com a paulista Universidade São Francisco.

ESFORÇO COLETIVO – Uma caravana organizada por estudantes da UnB levou 52 pessoas de Brasília a Campus Party. Aluno de Engenharia de Software, Jônatas Medeiros foi um dos responsáveis pela iniciativa de reunir os interessados, alugar um ônibus e providenciar as inscrições. “Muita gente tem vontade de participar. Essa presença é importante para toda a universidade”, diz. Os preparativos para a viagem também contaram com o apoio da CJR, empresa júnior do Departamento de Ciência da Computação.