SUSTENTABILIDADE

Evento explora questões tecnológicas sobre a conversão de radiação solar em energia elétrica limpa e ambientalmente correta

Foto: Isa Lima/UnB Agência

Auditório lotado no primeiro dia de atividades da 1ª Escola Internacional de Energia Solar (ISSE). O evento reúne, até quinta-feira (26), estudantes, pesquisadores e profissionais do setor em torno de um dos temas mais discutidos no país nos últimos meses: soluções energéticas renováveis. A iniciativa é da Universidade de Brasília e da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), em parceria com diversas instituições.

“Considero de maior importância falar sobre energia solar e organizar essa discussão em um momento absolutamente delicado para o Brasil”, disse o reitor da universidade durante a mesa de abertura do evento. Ivan Camargo é professor do curso de Engenharia Elétrica da instituição e atuou na Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica, em 2001. “Lembro muito bem da crise de energia. A situação energética dos reservatórios era muito melhor do que a de hoje”, avaliou o gestor da UnB.

Representando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Jorge Mario Campagnolo, coordenador de Serviços Tecnológicos, da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec), destacou a importância para o Brasil da conversão de radiação solar em energia elétrica. “Nada mais viável do que o uso de energia solar em um país continental como o nosso, onde boa parte do território está situada na região tropical”.

Confira a programação para os próximos dias.

Ilustração: Ana Grilo/UnB Agência
ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.