AGRICULTURA FAMILIAR

Parte do programa Mais Gestão do Ministério do Desenvolvimento Agrário, rede busca mapear cooperativas e organizações econômicas da agricultura familiar em todo o país

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

Uma rede de pesquisadores ligados a dez instituições de ensino superior brasileiras tem a missão de mapear, nos próximos dois anos, centenas de cooperativas e organizações econômicas da agricultura familiar no Brasil. Trata-se da Rede Mais Gestão de Universidades, lançada no fim de fevereiro em Viçosa, Minas Gerais, com o apoio da Universidade de Brasília.

“Inédito no país, o projeto nasceu na UnB e se expandiu para ganhar alcance nacional”, orgulha-se Mário Ávila, professor do programa de pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural na Faculdade UnB Planaltina (FUP) e coordenador do núcleo Centro-Oeste da rede.

Segundo ele, o objetivo da rede é subsidiar políticas públicas na área e avaliar o programa Mais Gestão do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que atende os agricultores familiares.

“O programa atende hoje mais de 400 cooperativas”, cita Ávila. Além delas, ele enumera mais de mil outros tipos de organizações em atividade no campo, como associações e aquelas da economia solidária. A ideia é mapeá-las e, a partir desse diagnóstico, ajudar a melhorar o negócio dos pequenos agricultores. Outro objetivo é gerar um banco de dados on-line sobre as organizações.

Participam da rede pesquisadores das cinco regiões do país. No Centro-Oeste, o núcleo é formado por quatro professores e três estudantes de pós-graduação da FUP.

MAIS GESTÃO – O Mais Gestão é um programa de Assistência Técnica e Extensão Rural que visa aperfeiçoar a gestão de cooperativas da agricultura familiar em todas as regiões do país. O programa é gerenciado pela Coordenação-Geral de Cooperativismo e Organização Econômica do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor, vinculado à Secretaria de Agricultura Familiar do MDA.

REDE DE UNIVERSIDADES – Criada pelo MDA, a Rede de Universidades busca produzir informação e conhecimento sobre as cooperativas e demais organizações econômicas da agricultura familiar apoiadas pelo programa Mais Gestão. A rede busca avaliar o programa e a metodologia usada pelas equipes no âmbito dos contratos de Assistência Técnica e Extensão Rural.