Espécie descoberta na Amazônia pode estar sob risco de extinção

Callicebus miltoni é o nome da nova espécie de macaco descoberta na Amazônia na região do arco do desmatamento. Popularmente chamado de zogue-zogue rabo de fogo por causa da cor avermelhada da cauda, o animal pode estar sob ameaça de extinção. Isso porque se encontra numa área de expansão agrícola, grilagem de terras e extração ilegal de madeira.

O nome foi dado em homenagem ao veterinário Milton Thiago de Mello, 99 anos. Professor aposentado do Departamento de Zoologia da UnB, Mello é conhecido por importantes contribuições à primatologia, sendo considerado um dos primeiros pesquisadores a liderar estudos nessa área no Brasil.

A descrição do animal foi feita pelos pesquisadores Felipe Ennes, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Júlio César Dalponte, do Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais (Pró-Carnívoros), e José de Souza e Silva Júnior, o Cazuza, coordenador de Zoologia do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Foto: Adriano Gambarini/WWF Brasil

Saiba mais:

Nova espécie de primata é descoberta na Amazônia brasileira

New species of titi monkey, genus Callicebus Thomas, 1903 (Primates, Pitheciidae), from Southern Amazonia, Brazil

Milton Thiago de Mello