RECONHECIMENTO

Trabalho sobre a aplicabilidade de agregados de resíduos de construção e demolição em misturas asfálticas foi um dos finalistas do Prêmio Péter Murányi

O projeto de pesquisa “Aplicabilidade de resíduos reciclados da construção e demolição como agregados em misturas asfálticas” recebeu menção honrosa no Prêmio Péter Murányi 2015. Os estudos foram desenvolvidos pelo professor Márcio Muniz, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, e seu aluno de doutorado Ferney Sinisterra.

O Péter Murányi é um prêmio anual realizado desde 2002 e tem o objetivo de valorizar o trabalho de pesquisadores e instituições que se destacam por inovações voltadas para o bem estar social das populações situadas abaixo do paralelo 20. O prêmio contempla quatro áreas de modo alternado: saúde, educação, alimentação e desenvolvimento científico e tecnológico, que foi o tema desta edição.

Concorrendo com mais de cem trabalhos de 77 instituições de pesquisa, a pesquisa do professor Márcio demonstra a aplicação dos agregados reciclados a partir de resíduos de construção e demolição (RCD) em conjunto com asfalto-borracha como materiais alternativos para misturas asfálticas.

Professor Márcio Muniz. Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

O professor Márcio Muniz comenta a relevância da conquista. “É um reconhecimento e um incentivo saber que nosso trabalho tem um impacto positivo não só do ponto de vista acadêmico, mas em aplicação real. É um resultado benéfico tanto em aspectos econômicos como ambientais”, afirma.

A premiação será realizada em São Paulo, no dia 28 de abril. Além da pesquisa da UnB, também foi finalista a "Obtenção de uma nova vacina pertussis celular menos reatogênica e um novo adjuvante em um processo integrado: uma abordagem para países em desenvolvimento", do Instituto Butantã e o vencedor foi o projeto do Instituto do Coração, "Biodesign do Coração Artificial Pediátrico InCor".

Os autores das pesquisas também terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos em uma sessão especial na 67ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que será realizada em julho deste ano, na Universidade Federal de São Carlos, interior de São Paulo.

RECICLAGEM - Resíduos envolvem materiais que são descartados durante uma contrução ou obra civil. Segundo Muniz, esses resíduos são divididos em quatro classes (A, B, C e D). Na chamada classe A, estão todos os materiais que podem ser triturados e vendidos como agregados na construção. Na classe B, estão os resíduos recicláveis como o plástico e o vidro. Na terceira classe, encontram-se materiais que não se sabe se podem ser reciclados. Na classe D estão os tóxicos e perigosos, que não podem ser reciclados.

A partir disso, o professor Márcio explica que submeteu um projeto PRONEX, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) para pesquisa de materiais recicláveis alternativos para pavimentação. “Investigamos os mais diversos materiais, RCDs, pneus descartados, e fizemos a análise para aplicação em misturas asfálticas”.

Os resultados mostraram que o material se comporta bem como revestimento e atende a todas as especificações. Eles foram favoráveis nos pontos de vista técnico e econômico e abrem caminho para uma nova aplicação dos resíduos de construção e demolição.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.