FAC NA SEMUNI

Relatos sobre o acolhimento que a música proporciona ganham destaque em duas agendas

Batalha da Arena, edição especial para a 23ª Semuni da tradicionalíssima Batalha da Escada, reuniu grande e diverso público, como sempre. Foto: Maria Eduarda Caldo/FAC

Na Semana Universitária 2023, o rap – um dos elementos da cultura hip hop – foi instrumento para discussão de questões sociais na Universidade de Brasília. Por meio da mesa-redonda Mulheres do Rap cantam sua história, que aconteceu na Faculdade de Comunicação na terça-feira (26), e da Batalha da Arena, na quarta-feira (27), os jovens debateram questões de gênero, cultura e segregação social, por exemplo.

Multiversa e DJ Kashuu, estudantes da UnB e artistas do hip hop, foram convidadas da primeira atividade e ressaltaram a importância das mulheres no movimento. “Dependendo do que você vê no palco, você se sente pertencente ou não àquele lugar”, afirmou Multiversa, ao contar que muitas vezes já assistiu a batalhas de rap mas não se sentiu confortável em participar por não ver outras meninas.

“O hip hop me deu um contexto, uma arma e uma arena para lutar pelo que eu acho necessário para as próximas gerações”, disse DJ Kashuu. Ela começou nas Batalhas das Gurias e da Escada e encontrou na atividade acolhimento em diversos ambientes, inclusive na UnB. A estudante também comentou que trazer o rap ao meio acadêmico mostra para pessoas periféricas que a Universidade é uma realidade que pode pertencer a elas também.

Marina Ribeiro, Multiversa, DJ Kashuu e Larissa Santos na mesa-redonda da FAC sobre mulheres no rap. Foto: Maria Eduarda Caldo/FAC

A mesa-redonda ressaltou ainda a importância que o hip hop e o rap têm para a transformação social. Multiversa, moradora de Alto Paraíso, participou dos projetos Quem Passa pela Praça, uma iniciativa de revitalizar espaços da cidade por meio do grafite, e As Mina Convida, um incentivo para que mulheres façam parte dessa cultura. Para ela, o mais importante é ver que as mudanças que sempre idealizou podem de fato acontecer.

A estudante da UnB Isadora Messemberg, presente na Batalha da Arena, ficou impressionada com a capacidade do evento de reunir tantas pessoas diferentes em um ambiente tão respeitoso. O Teatro de Arena abrigou duelos de rimas, uma “oficina de charme”, que ensinou passos de dança do hip hop ao público, espaços para grafite, basquete e convidados especiais. Essa foi uma edição especial da tradicional Batalha da Escada, projeto de extensão da UnB que promove encontros todas as quartas-feiras, às 18h, no mesmo local.

FAC NA SEMUNI – A Semana Universitária 2023 está a todo vapor! Até 29 de setembro, estudantes, professores, técnicos, pesquisadores e comunidade externa circulam pelos campi, envolvidos em centenas de atividades que apresentam a UnB e suas ações de ensino, pesquisa e extensão ao público.

Uma equipe de estudantes da disciplina Apuração Jornalística, da Faculdade de Comunicação, está acompanhando a programação e produzindo registros como o que você leu agora.

Para eles, uma oportunidade ímpar de praticar o que aprendem. Para o público leitor, a chance de ficar ainda mais bem informado sobre o que acontece na Semana Universitária. Fique ligado nos canais oficiais da Universidade de Brasília e aproveite o resultado dessa parceria.

Curta no Instagram um giro pelas atividades do 3º dia de Semuni!

*estudante de Jornalismo da Faculdade de Comunicação (FAC), sob supervisão do professor Sérgio de Sá