PREVENÇÃO

Evento oferece realização de exame e orientações sobre prevenção de doenças e promoção da saúde

Orientações sobre o autocuidado, a prevenção de doenças e a promoção da saúde. É isso que a 13ª Feira de Saúde do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) oferecerá aos visitantes nos dias 18 e 19 de maio. O evento será das 9h às 12h e das 13h às 17h, no estacionamento do prédio da administração do HUB.

“A ideia é estimular e ampliar o autocuidado, o conhecimento e a prevenção de doenças”, explica a responsável pela Unidade de Graduação e Cursos Técnicos do HUB, Eliza Duarte.

Serão montados 18 espaços com serviços e orientações, realizados por profissionais do hospital e por estudantes de graduação e de pós-graduação que fazem parte das Ligas Acadêmicas da Universidade de Brasília (UnB).

A feira receberá a vista de 1,5 mil alunos do ensino médio de quatro escolas de São Sebastião e do Paranoá, que fazem parte da Região Leste de Saúde. O HUB disponibilizará um ônibus para o transporte dos estudantes. O evento também é aberto a toda a população do Distrito Federal.

“É uma forma de interagir com a comunidade escolar e do HUB. Para os estudantes, além de conhecer aspectos gerais da saúde, é uma oportunidade de conhecer os cursos da área, já que estão em fase de escolha profissional”, afirma a gerente de Ensino e Pesquisa do HUB, Tânia Torres Rosa.

A programação inclui a realização de exame de sangue com a obtenção imediata da medição de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações relacionadas, entre outros assuntos, a saúde do coração, primeiros socorros, alimentação saudável, uso de álcool e outras drogas, doação de órgãos e ferimentos. Um dos espaços será reservado a informações sobre doenças que preocupam a sociedade: dengue, zika, chikunguya e H1N1.

A Feira de Saúde é organizada pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HUB, com o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do hospital (FAHUB).

13ª Feira de Saúde do HUB
Data: 18 e 19 de maio
Horário: 9h às 12h e 13h às 17h
Local: Estacionamento do prédio da administração (HUB – L2 Norte, 604)