APOIO ACADÊMICO

Novidade pode ser aproveitada por docentes e alunos de pós-graduação da UnB. BCE reformulou formato de atendimento durante a pandemia

 

Desde a suspensão das atividades presenciais na Universidade de Brasília em março, a Biblioteca Central (BCE) tem se mobilizado para  viabilizar o atendimento às demandas das comunidades acadêmica e externa à UnB. Neste período, alguns serviços exclusivos foram disponibilizados a fim de auxiliar o desempenho das atividades acadêmicas. Uma das novidades é a digitalização de trechos de obras físicas da Biblioteca.

 

Com o planejamento da BCE, verificou-se a possibilidade de viabilizar o acesso ao material físico de modo seguro, tendo em vista que o acervo eletrônico não possui todas as publicações que a comunidade acadêmica precisa. O serviço está em funcionamento desde outubro para professores e alunos de pós-graduação da UnB.

Os serviços da BCE não pararam durante este período de pandemia. Além de oferecer a digitalização de obras físicas, houve a ampliação das atividades para o formato virtual. Foto: Secom/UnB

 

Além de livros do acervo geral, podem ser digitalizados artigos de periódicos, teses e dissertações, exceto obras raras e de coleção, desde que não estejam acessíveis em nenhuma base de dados da Biblioteca. É possível solicitar a cópia digital de até 10% de cada obra. Para isso, os usuários devem preencher um formulário.

 

Segundo a coordenadora de Bibliotecas Setoriais (STE/BCE), Ana Flávia Lucas, a alternativa teve boa receptividade e traz vantagens para os usuários da unidade. “Uma atividade que foi bem recebida pela comunidade foi o serviço de digitalização de partes de obras físicas dos acervos do SiB-UnB, o que evita a locomoção de nossos(as) usuários(as) e busca potencializar o apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão da instituição”, avalia.

 

Desde o dia 13 de outubro, a BCE também retomou parcialmente o atendimento presencial. Estão sendo realizados empréstimos de livros para docentes e de notebooks para estudantes indígenas, da assistência estudantil e cadastrados na Coordenação de Apoio às Pessoas com Deficiência (PPNE). Também podem ser efetuadas devoluções por toda a comunidade acadêmica. Para todas essas opções, é preciso realizar agendamento prévio para o atendimento presencial, que funciona de terça a quarta, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

 

ATUAÇÃO AMPLIADA – Com o intuito de orientar a comunidade, foi disponibilizado um FAQ com as principais dúvidas sobre o funcionamento da BCE e bibliotecas setoriais, que também têm funcionado em modo remoto. A Biblioteca Central intensificou o atendimento por meio de seus diversos canais disponíveis. A página da unidade foi reformulada para atender as necessidades deste período de pandemia.

 

>> Leia: Com a retomada do semestre acadêmico, BCE ampliou canais de comunicação e acesso remoto ao acervo

 

No site, podem ser encontrados os diversos serviços remotos oferecidos, que buscam dar apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Estão sendo ofertados atendimento virtual, capacitações, salas de orientação e levantamento bibliográfico. Os serviços que antes eram oferecidos remotamente pela BCE e pelas bibliotecas setoriais continuam em funcionamento, como acesso às bases de dados, bibliotecas digitais e portais eletrônicos da UnB; solicitações de número ISBN; fichas catalográficas; atendimento via e-mail; entre outros.

Confira a programação de capacitações oferecidas pela BCE no mês de dezembro. Imagem: Reprodução

 

“Diante da importância que a BCE e as demais bibliotecas setoriais do SiB-UnB [Sistema de Bibliotecas da UnB] possuem dentro do contexto universitário e social do DF, entendemos que seus serviços e produtos são essenciais ao apoio e à condução das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, principalmente após a retomada do calendário acadêmico. Logo, a BCE foi tempestiva ao reavaliar e oferecer novas formas de atender remotamente seu público e a comunidade acadêmica, assim que a pandemia tornou-se uma realidade no Distrito Federal”, destaca Ana Flávia Lucas.

 

Os serviços foram readequados ao atual contexto para facilitar o acesso ao que é oferecido pela BCE. Ana Flávia ressalta ainda que houve um bom acolhimento por parte da comunidade acadêmica. “Diante das respostas e demandas pelos serviços, é possível concluir que sim. As vagas das capacitações on-line são rapidamente preenchidas; os serviços de chat, WhatsApp e atendimento remoto são bastante utilizados; além de haver alta procura pelos outros serviços. Além disso, a nova configuração dos serviços presenciais, de forma agendada e parcial, foi esperada pela comunidade externa, de forma a suprir algumas de suas necessidades” completa.

 

Outros canais de acolhimento às comunidades acadêmica e externa foram ampliados para maior comodidade dos usuários da BCE. O contato com a equipe da unidade pode ser feito por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), Fale Conosco do site, chat (página e Facebook da BCE), Instagram, Facebook, Twitter e WhatsApp.

 

“Esse atendimento virtual está acontecendo principalmente via e-mail e por mensagens de WhatsApp. Algumas [unidades] já estão fazendo videoconferência para atenderem demandas mais urgentes de treinamento em base de dados e dúvidas gerais de pesquisa. A BCE busca tirar as dúvidas dos(as) usuários(as) de outras bibliotecas do sistema em seus canais também, sempre que possível”, afirma a coordenadora de Bibliotecas Setoriais.

 

Ela informa ainda que as atividades do Clube de Leitura e do Cineclube migraram durante o período de isolamento social para o formato virtual, tendo seus debates e mostras realizados em reuniões on-line transmitidas ao vivo pelo canal no YouTube da BCE.

 

IMPORTANTE – A BCE não irá oferecer os serviços presenciais agendados durante o recesso de final de ano da Universidade. Apenas os serviços remotos estarão disponível no intervalo de 21 de dezembro de 2020 a 1 de janeiro de 2021.

 

A UnB QUEM FAZ É A GENTE  Diante do contexto de pandemia de covid-19, a UnB tem mobilizado diversas ações para acolher sua comunidade e apoiá-la no enfrentamento às adversidades impostas no atual cenário. É nesse sentido que foi idealizada a campanha institucional A UnB quem faz é a gente, estratégia de comunicação que busca reconhecer, valorizar e incentivar a atuação coletiva na superação dos desafios em curso, bem como reunir informações sobre iniciativas, programas e serviços para orientar os segmentos universitários nestes novos tempos. 

 

>> Conheça a campanha e saiba como se engajar 

 

O enredo valoriza o componente humano, maior riqueza da UnB. E invoca o princípio de que a Universidade é feita por gente e para gente. Por isso, o cuidado com a vida e com o bem-estar das pessoas é o que conduz a instituição neste contexto atípico e desafiador.

 

Assista ao vídeo da campanha:

 

Leia também:

>> Iniciada segunda rodada da pesquisa social com a comunidade acadêmica acerca do semestre remoto

>> Inscrições abertas para jornada França-Brasil de jovens pesquisadores

>> Reitora Márcia Abrahão fala sobre conquistas do primeiro mandato e desafios para os próximos quatro anos

>> Apoio institucional: estudantes seguem produção de conhecimento durante semestre letivo remoto

>> UnB manterá aulas em modo remoto no próximo semestre

>> Fórum avalia reorganização institucional decorrente da pandemia de covid-19

>> Projeto vinculado ao Coes lança revista em quadrinhos para divulgar medidas de combate à covid-19 na UnB

>> Programa de extensão lança campanha de Natal para fomentar a solidariedade em tempos de pandemia

>> Técnicos da UnB contribuem para manter a UnB ativa em tempos de pandemia

>> UnB tem 25 pesquisadores entre os mais influentes do mundo

>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Cientista político e cofundador do Ceam, Nielsen de Paula Pires é novo emérito da UnB

>> Com criatividade e inovação, docentes reinventam ensino e pesquisa na pandemia

>> Professoras em licença-maternidade terão prazo maior para credenciamento e recredenciamento na pós

>> Relatório apresenta resultado de autoavaliação da Universidade de Brasília em 2019

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19  

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.