ACORDO

Com Moda Connect, instituições vão promover iniciativas de fortalecimento da autonomia de PCDs e profissionalização voltada para o setor têxtil

UnB agora faz parte do Moda Connect, projeto do Instituto General Villas Bôas voltado à profissionalização na área de moda sustentável com foco nas pessoas com deficiência (PCD). Foto: Divulgação

 

A Universidade de Brasília passou a integrar o Moda Connect, projeto do Instituto General Villas Bôas voltado à profissionalização na área de moda sustentável com foco nas pessoas com deficiência (PCD). O protocolo de intenções de adesão à iniciativa foi assinado em cerimônia nesta sexta-feira (9), na sede do Instituto, em Brasília.

 

"A UnB tem muita honra de estar participando dessa iniciativa. A inclusão faz parte de nossa história, estava nos ideais de nossos fundadores, Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro", destacou a reitora Márcia Abrahão. "Queremos dar oportunidade para que cada vez mais jovens com deficiência sejam independentes e autônomos", acrescentou.

 

Nos últimos anos, a UnB implementou as cotas para pessoas com deficiência na graduação e aprovou sua Política de Acessibilidade. A Universidade é a única do país a oferecer o curso Língua de Sinais Brasileira-Português como Segunda Língua e, recentemente, formou seu primeiro estudante surdocego, entre muitas outras ações.

 

>> Confira: Primeiro estudante surdocego se forma na UnB

 

ESTRATÉGIA – O Moda Connect deriva do projeto Rompendo Barreiras, que estimula a formação de jovens PCDs e articula apoio para o fornecimento de tecnologias assistivas. "Deficiência é algo que ninguém quer ver, mas a moda, sim. Por isso a proposta de juntar as duas coisas, como forma de trazer independência financeira para pessoas que ainda vivem muitas situações de preconceito", explicou a coordenadora de ambos os projetos, Ana Beatriz Goldstein.

 

"Temos como um de nossos valores a inclusão produtiva, que tem o objetivo de trazer pessoas com deficiência para o mercado de trabalho. Também queremos viabilizar as tecnologias assistivas, muito caras para a maioria dos que precisam", disse o diretor-presidente do Instituto General Villas Bôas, general Marco Aurélio Costa Vieira.

 

Os termos exatos da cooperação com a Universidade ainda serão definidos. Além da UnB e do Instituto General Villas Bôas, assinaram o protocolo de intenções o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência Tecnologia (Ibict) e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), responsável pelo aporte de recursos para a realização dos cursos de formação. A articulação entre as instituições foi facilitada pelo diretor de Empreendedorismo Cultural da Secretaria Nacional de Economia Criativa e Diversidade da Secretaria Especial da Cultura, Sérgio Ferreira. 

A Reitora Márcia Abrahão destacou que a inclusão faz parte da história da UnB: "estava nos ideais de nossos fundadores, Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro". Foto: Divulgação

 

EXEMPLO – A estudante da UnB Millena Silva de Moraes participou da cerimônia e emocionou os presentes. Aluna PCD da Faculdade de Direito (FD) ela contou como o apoio institucional, de várias frentes, tem sido fundamental para que ela realize seus sonhos. "Hoje eu só quero agradecer a todos que me deram a mão para que meu futuro acontecesse. Obrigada à UnB, a professora Márcia, por permitirem a continuidade de meus estudos. A cada aula que assisto, me encanto mais", contou.

 

Em 2018, a jovem, que mora na Casa do Estudante (CEU) se viu ameaçada de ficar longe da família ou ter de desistir dos estudos. Isso porque a legislação permitia apenas um acompanhante na CEU – no caso, a mãe de Millena. Ocorre que a mulher tinha também outra filha, menor de idade.

 

"Conseguimos um parecer da Advocacia-Geral da União favorável à permanência das três na Casa do Estudante. Prevaleceu o entendimento de que era preciso preservar a unidade familiar, para garantir a efetiva inclusão da estudante", lembrou a reitora.

 

Durante a cerimônia, Millena, que está na fase de produção de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), recebeu dois equipamentos que vão auxiliá-la no andamento das atividades. "Estamos dando passos gigantescos. Minha filha teve acesso à magia do universo do conhecimento. Isso nos ajudou e ajuda a muitas outras famílias", disse a mãe de Millena, Jocília Silva Conceição.

 

INSPIRAÇÃO – O Instituto General Villas Bôas foi criado para resgatar a experiência profissional e pessoal do ex-comandante do Exército brasileiro, general Eduardo Villas Bôas. Em 2016, ele foi diagnosticado com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), uma doença degenerativa. O general acompanhou a cerimônia pela internet. "As pessoas são o que a gente tem de melhor. Temos que acolher e dar oportunidades, fazer com que todos possam ter uma vida boa", disse a esposa do general e presidente do Conselho Superior do Instituto, Maria Aparecida, que participou da mesa de lançamento do projeto.

 

Além de autoridades representantes das instituições que integram a iniciativa, participaram do evento os deputados federais Paula Belmonte (Cidadania/DF) e General Peternelli (PSL/SP) e a senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS). O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) também acompanhou o lançamento, via internet.

 

*Matéria atualizada em 13 de outubro, para acréscimo de informações.

 

Leia também:

>> Como fica o vestibular de 2020?

>> Projeto avalia melhorias nos espaços escolares do DF para a retomada em tempos de pandemia

>> Pesquisa conduzida pela UnB analisa manifestações orais relacionadas à covid-19

>> Instrução normativa regulamenta a prestação de serviços de laboratórios da UnB a clientes externos

>> Pesquisa pretende identificar impacto da pandemia entre mulheres no DF

>> Projeto propõe alternativas para auxiliar docentes da rede pública do DF no ensino remoto emergencial

>> UnB e Censipam articulam acordo de cooperação técnica

>> Pesquisa mapeia práticas de enfermagem na Atenção Primária à Saúde

>> Pesquisa faz recorte da contaminação por covid-19 entre profissionais de odontologia do DF

>> Grupo da UnB desenvolve aparato de ventilação para combater a covid-19 nos hospitais

>> Disciplina incentiva adesão dos estudantes ao aplicativo Guardiões da Saúde

>> Projeto mapeia cadeias alternativas de distribuição de alimentos saudáveis e sustentáveis durante a pandemia

>> DEG lança cartilha para orientar retorno às atividades não presenciais

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.