COC INFORMA

Professores Márcia Abrahão e Enrique Huelva foram escolhidos pela comunidade acadêmica para estar à frente da gestão entre 2020 e 2024

A Comissão Organizadora da Consulta (COC) foi responsável por coordenar o processo de consulta à comunidade universitária para escolha do(a) reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade de Brasília para a gestão 2020/2024. Imagem: COC

Com 54,01% dos votos, a chapa 86 - Somar venceu, em primeiro turno, a consulta à comunidade acadêmica para gestão do quadriênio 2020-2024 da UnB. A votação aconteceu na terça (25) e na quarta-feira (26) desta semana, de maneira on-line, e envolveu estudantes, docentes e técnicos administrativos.

Composta pela atual reitora, professora Márcia Abrahão, e pelo vice-reitor, professor Enrique Huelva, a chapa garantiu a reeleição com propostas de continuidade de uma gestão voltada para uma educação superior pública, gratuita, inclusiva e de qualidade, com autonomia universitária, excelência acadêmica em ensino, pesquisa e extensão, produção científica e saúde mental.

Conforme apurado, as chapas concorrentes obtiveram, cada uma, a seguinte quantia de votos:

Chapa 81 Unifica UnB - Seja Plural:
Docentes: 214 votos
Técnicos Administrativos: 285 votos
Discentes: 724 votos

Chapa 83 Tempo de Florescer:
Docentes: 255 votos
Técnicos Administrativos: 313 votos
Discentes: 3.875 votos

Chapa 86 Somar:
Docentes: 1255 votos
Técnicos Administrativos: 997 votos
Discentes: 5.329 votos

Chapa 89 UnB Pode MUITO Mais:
Docentes: 395 votos
Técnicos Administrativos: 394 votos
Discentes: 1.351 votos

Conforme disposto no Artigo 23º do Regulamento da Consulta à Comunidade Acadêmica para Escolha de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da Universidade de Brasília (UnB), foi feito o cálculo dos pesos de cada um dos segmentos:

Com um universo total de 52.077 eleitores aptos a votar, sendo, para efeito de cálculo da fórmula prevista em regulamento, 17.359 o terço desses eleitores, foram calculados os pesos:

Discentes: Com um total de 46.565 de eleitores aptos, o segmento teve peso de 0,37279
Docentes: Com um total de 2.587 eleitores aptos a votar, o segmento teve peso de 6,71009
Técnicos Administrativos: Com um total de 2.925 eleitores aptos a votar, o segmento teve peso de 5,93470

A partir do cálculo dos pesos e dos votos por segmento de cada chapa, foi feito o cálculo de votos percentuais recebidos por cada uma das chapas concorrentes:
Chapa 81 Unifica UnB - Seja Plural: 11,24% dos votos
Chapa 83 Tempo de Florescer: 16,58% dos votos
Chapa 86 Somar: 54,01% dos votos
Chapa 89 UnB Pode MUITO Mais: 18,17% dos votos

Agora, a expectativa é que o resultado das urnas seja levado à próxima reunião do Conselho Universitário (Consuni), prevista para acontecer em setembro. Na ocasião, será elaborada a lista tríplice que deve ser encaminhada ao Ministério da Educação, para posterior nomeação dos novos gestores.

A COC agradece a todos e todas que participaram da consulta e parabeniza a chapa Somar pela vitória.