NINGUÉM PARA TRÁS

Lista com nomes de estudantes em situação de vulnerabilidade contemplados está disponível no site da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS/DAC)

Foi publicada, nesta quinta-feira (30), a lista definitiva dos estudantes contemplados com auxílios emergenciais para inclusão digital. A iniciativa visa garantir conectividade a graduandos e pós-graduandos da UnB na retomada do calendário acadêmico. Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sem computador e/ou acesso à internet de boa qualidade foram contemplados.

>> Acesse aqui a lista divulgada pela DDS/DAC

A necessidade de apoio aos discentes sem disponibilidade de recursos tecnológicos foi identificada em pesquisa recente realizada pelo Subcomitê de Pesquisa Social do Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (Ccar). O levantamento apontou que 6% dos estudantes da UnB não têm computador ou tablet em casa. Além disso, 30% dos alunos precisam de apoio para viabilizar acesso adequado à internet.

Foram ofertadas cinco modalidades de auxílio: empréstimo de equipamento, doação de equipamento, auxílio complementar para acesso a equipamento eletrônico com funcionalidades de computador pessoal, auxílio para aquisição de chip para acesso à internet e inserção em pacote de dados móveis para acesso à internet – este último disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC/RNP).

Além da liberação do auxílio, a Universidade promoveu campanha para doação e empréstimo de equipamentos. A definição do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) para a retomada, de forma remota, das atividades acadêmicas na UnB prevê início da ambientação para a aulas em 17 de agosto.