COMUNIDADE

Com apenas duas perguntas, questionário on-line deve ajudar na gestão de espaços físicos do Darcy Ribeiro

Pesquisa vai demonstrar quais espaços são mais frequentados pela comunidade acadêmica. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

Quais são os três espaços do campus Darcy Ribeiro que você mais frequenta? Respondendo a esta pergunta simples, estudantes, técnicos e docentes da UnB podem dar as informações que o projeto Smart Campus - A inteligência geográfica na gestão da Universidade de Brasília precisa para conhecer a demografia do campus e estimar quantas pessoas passam por dia pelos prédios do maior campus da Universidade.

“A ideia é que possamos, por meio de dados geoespaciais, fazer uma gestão mais eficiente da Universidade”, explica o coordenador da pesquisa, Edilson Bias, docente do Instituto de Geociências (IG). O projeto já identificou e cadastrou toda a infraestrutura da UnB, desde rede de energia elétrica, água, redes de esgoto, caixas d’água e postes, por exemplo. Esse registro foi feito com um nível de detalhamento que permite saber até de que material são feitos os equipamentos.

“Cadastramos também todas as câmeras de segurança da Universidade. Mas nossa identificação foi muito além de somente dizer qual a localização da câmera. Sabemos a altura em que elas estão localizadas, o raio de alcance, e se existe sobreposição de câmeras, para que possamos melhorar posicionamentos”, detalha o professor.

Conhecendo os lugares mais visitados, é possível saber se esses locais contam com efetiva cobertura das câmeras de segurança, com iluminação apropriada, se as vias de circulação atendem à demanda, e até mesmo a quantidade de árvores presentes nestes espaços.

O projeto também já cadastrou mais de sete mil árvores do campus Darcy Ribeiro, com o trabalho de bolsistas do curso de Engenharia Florestal. “Com este levantamento da demografia, poderemos saber onde temos muita circulação de pessoas e poucas árvores, por exemplo”, explica Bias.

A pesquisa é financiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal e poderá ser respondida até fevereiro de 2020, quando os dados vão ser consolidados, gerando um mapa de calor da UnB.

>> Acesse aqui o questionário