SEMANA UNIVERSITÁRIA

Evento vai até sábado, dia 8

A Semana Universitária 2014 começou nesta segunda-feira (3) e, até o dia 8 de novembro, alunos, servidores e o público em geral podem participar de palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas, além de acompanhar a exposição de trabalhos, apresentações artísticas e outras atividades gratuitas nos quatro campi da Universidade de Brasília.

Na cerimônia de abertura do evento, o reitor da UnB, Ivan Camargo, destacou o tema da Semana "Aonde a UnB que você vê pode te levar", afirmando que a universidade traz muitas oportunidades para a formação do aluno que vão além do ambiente da sala de aula.

“O estudante não sabe qual será o caminho profissional que ele irá percorrer, quais serão suas possibilidades futuras. Ele precisa aproveitar as atividades, os espaços que a UnB oferece e a integração entre as áreas porque quanto mais aberta for sua formação, mais preparado ele estará para o mercado de trabalho e para a vida”, ressaltou o reitor.

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

De acordo com a decana de Extensão da UnB, Thérèse Hofmann, a pesquisa, o ensino e a extensão caminham juntos e o evento é uma oportunidade para professores e alunos divulgarem suas produções e trocarem experiências com a sociedade.

A abertura da Semana Universitária também marcou o início do VI Encontro de Ciência e Tecnologia do Gama, que terá oficinas, minicursos, palestras e exposições de trabalhos para disseminar a produção acadêmica dos alunos e professores de Engenharias e interligar os conhecimentos da universidade, do mercado de trabalho e da comunidade.

Um exemplo é o Projeto BioGama, desenvolvido para conscientizar a população sobre a importância da reutilização ou do descarte adequado do óleo de cozinha. Além de realizar pesquisas sobre o tema, a iniciativa promove ações como oficinas para ensinar as pessoas a fabricarem sabão com o óleo que seria descartado. “Por meio do projeto, temos contato com alunos de outros semestres, com a população, com estudos na área e já aprendi muito com essas experiências”, relata a aluna do curso de Engenharia de Energia, Fernanda Oliveira, da Faculdade UnB Gama.

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

LANÇAMENTO – As professoras Rita de Cássia Silva e Maria Alzira A. Nunes, da Faculdade de Engenharia da UnB Gama, lançaram o livro “MSC Adams: guia prático de utilização”, que reúne material didático em forma de tutoriais em português que auxiliam estudantes e profissionais de Engenharia na utilização deste software.

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

AÇÕES NA UNIVERSIDADE - Começa hoje a IX Semana da Física, em comemoração aos 50 anos do Instituto de Física (IF), junto com a III Escola de Física Roberto A. Salmeron (EFRAS) e vai até o dia 7 de novembro. O evento contará com experimentos, planetário itinerante e palestras de convidados. As inscrições podem ser feitas no site da EFRA e Semana de Física.

Com o tema voltado para a importância da manutenção das cidades para acessibilidade e inclusão para o deficiente, aconteceu a palestra “Arquitetura Universal: Uma cidade sem barreiras”. Ministrado por Camila Santana, docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, e pela arquiteta e deficiente física Luciene Gomes. O evento ocorreu no auditório da FAU e também foi tratado de outros tipos de acessibilidade, como comunicacional e instrumental.

O programa de extensão “Liga de Combate ao Câncer” trouxe a mostra fotográfica do Dia da Beleza no hall da Faculdade de Saúde. Desenvolvido pelo Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do HUB, o projeto busca estimular a autoestima de mulheres com câncer com oficinas de maquiagem.

Para acompanhar as ações e atividades em tempo real, siga a página oficial da Semana Universitária 2014.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.