ARTE & PERFOMANCE

Com o tema "Descentralize", 13ª edição do projeto chega aos campi de Planaltina (06/11), Ceilândia (11/11) e Gama (13/11)

Foto: Cled Pereira/DEA/UnB

Começou nesta terça-feira (04/11) a 13ª edição da mostra coletiva Tubo de Ensaios. Descentralize é o tema deste ano, por isso, pela primeira vez, o projeto se estende aos campi de Planaltina (06/11), Ceilândia (11/11) e Gama (13/11), sempre de 12h às 14h. O campus Darcy Ribeiro abre a mostra que integra a programação da Semana Universitária.

Onze trabalhos, principalmente no formato de performances, compõem a edição 2014 do Tubo de Ensaios. Os artistas têm liberdade para criar e apresentar suas propostas artísticas as quais propõem reflexão e crítica às artes e à sociedade contemporânea. Por sua vez, polêmicas também caracterizam o Tubo de Ensaios. Daí a indicação classificativa para maiores de 18 anos. Conrado Silva, professor da UnB, já falecido, é o homenageado desta edição.

“Os estudos acadêmicos relacionados ao corpo têm crescido substancialmente em todo o mundo. A UnB está inserida nesse crescimento e há anos acolhe projetos acadêmicos relacionados ao tema. A arte transcende paradigmas sociais e traz à tona preconceitos legais e morais. Assim, as performances artísticas são instrumento para reflexão e a universidade é o espaço adequado para manifestações de protesto que legitimam o usufruto autônomo do corpo”, afirma Magno Assis, chefe do serviço artístico e cultural da UnB.

O músico Eduardo Kolody já participou de seis edições do Tubo de Ensaios. Este ano, como convidado, homenageia o professor Conrado Silva e lança o trabalho "Bota de Perna Brasília - Orquestra Abstrata". “A gravação é uma edição de dois dias de performance no Tubo de Ensaios de 2012. Meu grupo tocou em um grande círculo montado no Instituto Central de Ciências da UnB enquanto o público dançava e circulava por entre os músicos, quebrando a relação do artista com o palco tradicional”, afirma Kolody. A gravação está disponível aqui.

LINHA DO TEMPO - O Tubo de Ensaios é realizado há 13 anos pela Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA), do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) da Universidade de Brasília. O projeto já acolheu 258 trabalhos no total de suas edições. A cada ano um tema norteia as performances, como: Oriente-se (2013), Latinidades (2012), Fronteiras (2011) e Brasílias (2010). O Tubo de Ensaios também oferece minicursos artísticos gratuitos que contribuem com os projetos performáticos integrantes da mostra.

Mais informações

CIGANOS NO BRASIL – Até sexta-feira (7), acontece a exposição fotográfica Brasil Romani na Biblioteca Central da UnB. O objetivo é divulgar a cultura cigana no Brasil por meio de imagens do cotidiano. Parte da Semana Universitária, a mostra é uma parceria da Associação Internacional Maylê Sara Kalí e o Decanato de Extensão da UnB. O evento é aberto à comunidade externa.

A Semana Universitária segue até sábado (8) nos quatro campi da UnB. Para participar, basta se inscrever no site do evento onde pode ser conferida a programação com todas as atividades. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Acompanhe a cobertura diária da Semana Universitária no Facebook e Twitter.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.