SEMANA UNIVERSITÁRIA

Iniciativa fomenta a cultura do diálogo em detrimento da utilização do processo judicial litigioso. Parceria entre as entidades encantou professores e estudantes que participaram da atividade

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

Cerca de 92 milhões de processos percorriam o sistema judiciário no ano passado, segundo o Ministério da Justiça (MJ). O número pode estar ainda maior este ano, ultrapassando a marca dos 100 milhões. “O método tradicional de justiça não consegue suprir essa demanda”, aponta o secretário da Reforma do Judiciário do MJ, Flávio Crocce. As consequências dessa realidade são longas esperas por processos que levam em média 10 anos até serem completados.

Diante deste cenário, o Ministério da Justiça tem investido em ações que valorizam métodos alternativos de solução de conflito. A Escola Nacional de Mediação e Conciliação (Enam) é uma destas iniciativas. A experiência construída com a implantação da entidade foi tema da conferência realizada na manhã desta quarta-feira (5), no auditório da Associação dos Aposentados da FUB. A atividade é parte da programação da Semana Universitária 2014.

A Enam foi criada dois anos atrás com o objetivo de difundir a cultura do diálogo e incentivar a participação dos cidadãos na construção de soluções para problemas cotidianos. O projeto oferece gratuitamente cursos presenciais e à distância em técnicas de mediação, conciliação, negociação e outras formas consensuais de solução de conflitos.

A Escola atua em parceria com diversos atores do sistema de justiça e o Centro de Educação à Distância da UnB (Cead), que é responsável pela produção dos conteúdos dos cursos e materiais multimídias, em colaboração com profissionais do Enam. O Cead também oferece o ambiente digital de aprendizagem dos cursos sediados na plataforma Moodle.

“É uma parceria dignificadora, pois estamos construindo uma práxis de articulação universidade e sociedade por meio de atividades extensionistas que fomentam a criação de uma nova cultura de valorização do diálogo na sociedade contemporânea”, defende a diretora do Cead, Wilsa Maria Ramos.

Presente na atividade, Renato Fernandes Neto (19), estudante do 3º semestre do curso de Direito, disse ainda não ter tido muitas referências sobre o tema da conciliação na faculdade. “Vimos um pouco em Teoria geral do direito público”, comentou. Ele se mostrou entusiasmado com o projeto parceiro da UnB. “Eu achei interessante e dependendo da oferta quero fazer um dos cursos”, garante.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.