INTEGRAÇÃO

Reitor Ivan Camargo participa de trabalho desenvolvido por alunos de ensino médio em São Paulo. Iniciativa discute cotas raciais na sociedade contemporânea

Estudantes do ensino médio da Escola da Vila, em São Paulo, elaboraram um vídeo sobre preconceito racial. Representantes da sociedade como Maria José, do Núcleo de Consciência Negra da USP, Ilma Fátima, do Ministério da Educação, e Ivan Camargo, reitor da Universidade de Brasília, participaram do projeto.

Renata Brito, Gabriela Nagy, Thayná Aldrighi e Rafaela Mayor, que foi a editora principal, vieram à capital federal e produziram o material como trabalho para uma disciplina curricular do colégio.

A obra audiovisual intitulada “O mito da Democracia Racial” retrata a discussão sobre o histórico racial no Brasil, o preconceito na contemporaneidade e cotas na universidade. Além de questionamentos sobre a temática, também há depoimentos de cidadãos de diversas cidades periféricas do Distrito Federal.

PRECURSOR - A Universidade de Brasília é pioneira ao implantar o sistema de cotas para negros em seu processo de seleção. Após longo processo de discussão, em 2004, no segundo semestre a ação afirmativa estava instituída. Neste ano, após 10 anos, houve audiência pública na qual se apresentou o relatório com os resultados alcançados pela política de cotas raciais no ingresso ao ensino superior público.

UnB discute futuro das cotas para negros em audiência pública

Entenda a evolução das cotas na UnB

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.