INCLUSÃO

Evento foi organizado pela Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA) e reuniu cerca de 200 pessoas no Anfiteatro 09, do campus Darcy Ribeiro

Foto: Paulo Geovane/DEA/UnB

A Universidade de Brasília recebeu na tarde de quinta-feira (20/11) o II Encontro de Corais da Terceira Idade, com participação de nove coros da cidade. O evento foi organizado pela Diretoria de Esporte, Arte e Cultura da UnB (DEA) e reuniu cerca de 200 pessoas no Anfiteatro 9, do campus Darcy Ribeiro. A primeira edição do encontro aconteceu no auditório do Hospital Universitário de Brasília, em 2013.

De acordo com o maestro e regente Sérgio Kolodziey, a reunião acontece para promover a confraternização entre os grupos e integrar os participantes do Coral Conviver do Hospital Universitário de Brasília que são portadores de Alzheimer. “A alegria de cantar as músicas que marcaram a vida deles é uma terapia: aumenta a autoestima, fortalece o sistema imunológico e prolonga a vida”, afirma Kolodziey. O regente avisa que não há pré-requisitos para quem quiser participar dos coros. “A intenção é dar uma razão de viver aos aposentados. Por isso, ninguém precisa saber cantar ou conhecer as músicas para entrar nos grupos. Basta querer se divertir”.

Para a organizadora do II Encontro de Corais da Terceira Idade, a maestrina Adilude Passos Valadão, a música traz cura física, mental e emocional. “Um corpo saudável é reflexo de uma alma sã. E a música tem o poder de integrar pessoas, dissipar diferenças sociais, despertar sentimentos positivos e provocar boas lembranças”.

Francisco Gonçalves da Nóbrega, de 78 anos, participa do Coral Conviver do Hospital Universitário de Brasília há pelo menos três anos. O aposentado começou a cantar para acompanhar a mulher de 76 anos que se recupera de uma isquemia cerebral. “Participo com ela de ensaios e apresentações para mantê-la sempre ativa. Busco ajudar ao máximo para que, mesmo debilitada fisicamente, ela tenha uma atividade e não fique na cama o dia todo”, diz Francisco.

Para o casal Lourdes Seraine, 74, e Judson Seraine, 82 anos, integrar o Coral Sempre Jovem da Universidade Católica de Brasília é uma forma de fazer amigos, de manter a agenda sempre cheia e de viajar. “Muitas vezes os idosos ficam limitados ao sofá e à televisão. Isso só faz com que as dores piorem e que aumentem as limitações físicas”, afirma a coralista Lourdes Seraine.

Todos os corais participantes do II Encontro de Corais da Terceira Idade aceitam novos membros e convites para apresentações. Cada grupo tem seu dia, horário e local de ensaios. Mais informações: 9982-4377 Sérgio Kolodziey.

GRUPOS PARTICIPANTES DO II ENCONTRO DE CORAIS DA TERCEIRA IDADE

Coral Conviver do Hospital Universitário de Brasília;

Coral Sempre Jovem da Universidade Católica de Brasília;

Coral do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;

Coral da Terceira Idade de São Sebastião;

Coral Encantos do Núcleo Bandeirante;

Coral das Gerações do Hospital Regional do Guará;

Coral Singular de Taguatinga;

Coral dos Cinquentões da Universidade de Brasília;

Coral Providência.

SERVIÇO

A Universidade de Brasília também tem coros, com diferentes perfis, em atividade atualmente. São eles:

Coral dos Cinquentões da Universidade de Brasília;

Madrigal da UnB

Coro Italiano da UnB

Coral da AsFUB

Camerata Ataíde