EMPREENDEDORISMO

Vencedores da etapa nacional serão conhecidos nesta terça-feira

Foto: Andre Violatti

Pedro Marcelo Sousa Aguiar da Silva, estudante de Ciências Contábeis, é a UnB na final nacional da edição 2014 do Desafio Universitário Empreendedor, certame promovido pelo Sebrae. O aluno, campeão em 2013, classificou-se para a fase estadual, faturando a primeira colocação na modalidade Ranking Histórico, que é uma espécie de pontos corridos da competição.

A etapa nacional do Desafio Universitário teve abertura nesta sexta (28). Os vencedores de todos os estados estão hospedados em um hotel de Brasília. Lá participarão das atividades do torneio até esta terça-feira (2), quando serão conhecidos os campeões brasileiros. A cerimônia de encerramento será às 20h, na sede do Sebrae Nacional, na 605 Sul.

O Desafio Universitário Empreendedor é uma competição de caráter educacional. Por meio de uma plataforma digital, composta por atividades virtuais e presenciais – com jogos, cursos e aplicativos –, a ferramenta busca desenvolver conceitos de empreendedorismo, marketing, fluxo de caixa, recursos humanos e liderança. Cada atividade realizada pelo aluno recebe uma pontuação, cadastrada na página. Não existe limite para as atividades. Ganha quem acumula mais pontos ao longo do período da competição.

Os participantes do desafio aprendem a adotar uma postura empreendedora, buscando soluções rápidas e criativas, assumindo, quando necessário, riscos diante de problemas reais de gestão. O objetivo, segundo os organizadores, é facilitar para que o aluno aprenda a ser um bom gestor, capaz de atuar de forma qualificada em qualquer situação, seja na própria empresa, no setor público ou na iniciativa privada.

A cerimônia da etapa distrital premiou os alunos vencedores, as instituições de ensino superior e os professores mais indicados pelos alunos que participaram da competição. Antes da entrega de prêmios, houve uma palestra do arquiteto e urbanista Edgard Gouveia Junior. Ele relatou a transformação ocorrida na vida das pessoas por meio de jogos cooperativos, sua especialidade.

É possível entrar na competição em qualquer período do ano. O aluno pode se inscrever, desde que declare estar matriculado em curso de graduação de instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação. A inscrição é gratuita e pode ser feita pela página do concurso.