PROJETO RONDON

Durante 15 dias, a equipe de rondonistas da UnB desenvolverá atividades voluntárias no município paraibano Dona Inês

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

A equipe da Universidade de Brasília que irá participar da Operação Porta do Sol, do Projeto Rondon, na cidade de Dona Inês (PB), embarcou nesta quinta-feira (22). O grupo de oito estudantes de graduação e dois professores vai dividir com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) a responsabilidade de desenvolver ações de extensão no município paraibano. As atividades seguem até o dia 7 de fevereiro.

A UnB ficará responsável pelas oficinas e atividades relacionadas às áreas temáticas Tecnologia e Produção, Meio Ambiente, Trabalho e Comunicação. A UEMG responderá pelas áreas de Cultura, Direito, Educação e Saúde. “Temos 19 atividades ofertadas e a maioria delas concentra-se na formação de multiplicadores”, afirma o coordenador da equipe, professor Álvaro Nogueira de Souza.

“A intenção é que a comunidade usufrua de todo o conhecimento técnico que nós temos e que isso melhore suas práticas”, completa a coordenadora adjunta, professora Maísa Santos Joaquim. As atividades são ofertadas a toda a população do município e realizada pelos professores e estudantes que participam da operação.

Ivone Costa irá desenvolver oficinas de reciclagem de papel e capacitações para inspetores de escola e agentes comunitários. Estudante do 9º semestre do curso de Enfermagem, a jovem precisou se qualificar em outras áreas para participar da ação multidisciplinar. “Tive de buscar teorias sobre meio ambiente, resíduos sólidos e estudar o perfil demográfico da região. Isso me enriquece como acadêmica e futura profissional da área da Saúde”, avalia a estudante.

SAIBA MAIS – O Projeto Rondon é uma ação do governo federal coordenada pelo Ministério da Defesa e tem como missão possibilitar que estudantes e professores universitários, em ações voluntárias, contribuam com projetos de desenvolvimento sustentável e de fortalecimento da cidadania nos municípios mais carentes do país.

Núcleo do Projeto Rondon
Segunda a sexta: das 8h às 12h e das 14h às 18h
Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte. Prédio da Reitoria, 2ª andar, Decanato de Extensão (DEX).
Telefone: 3107 0321
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.