INFORMAÇÃO

Carta de Serviços ao Cidadão apresenta universidade ao público externo. Dados das unidades acadêmicas e administrativas subsidiam documento

Ilustração: Ana Rita Grilo/UnB Agência

 

Listar o que a Universidade de Brasília oferece pode levar horas, ocupar muitos kilobytes de memória ou, no caso da Carta de Serviços ao Cidadão, preencher 144 páginas. O documento finalizado no último dezembro apresenta de forma simplificada as atividades permanentes promovidas pela instituição. “Essa carta é muito importante para apresentar a UnB e torná-la mais acessível à sociedade”, afirma a vice-reitora, Sônia Báo.

 

A carta atende à exigência do Decreto 6.932 de 2009, que trata da simplificação do atendimento ao público. Nela, estão presentes informações sobre as unidades acadêmicas e as áreas administrativas dos quatro campi da universidade, além da Fazenda Água Limpa e dos polos de educação a distância. O conteúdo inclui o tipo de serviço prestado, as formas de contato e os horários de atendimento.

 

“Esse documento mostra que a universidade é um organismo complexo e diferenciado. Atesta a riqueza da instituição”, avalia a professora do Instituto de Psicologia Maria Ângela Feitosa, uma das organizadoras da publicação. Ela explica que a carta foi constituída a partir de dados fornecidos pelas unidades e disponibilizados pela Secretaria de Comunicação. “Um dos nossos desafios é sensibilizar a comunidade universitária sobre a importância do diálogo com a sociedade”, diz.

 

O material levou dez meses para ser produzido e também contou com a colaboração de professores das faculdades de Ciência da Informação e de Comunicação e da Ouvidoria da universidade. “Criamos uma comissão multidisciplinar para elaborar um material que fosse atrativo e tivesse uma linguagem mais acessível”, explica a ouvidora Eurides Pessoa, que presidiu a comissão.

 

Essa é a segunda versão da Carta de Serviços ao Cidadão da UnB. O aprimoramento em relação a anterior, lançada em 2013, pode ser observado no volume de informações e no tratamento de textos e imagens.

 

DISTRIBUIÇÃO – A tiragem da carta impressa é de 500 exemplares, em fase de distribuição às unidades em que há atendimento ao público. O documento também estará disponível para consulta nos balcões de informação dos campi. A íntegra da Carta de Serviços ao Cidadão pode ser acessada pela internet. Confira aqui.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.