RECEPÇÃO

Aula Magna faz parte da recepção aos estudantes. Semestre letivo iniciou nesta semana

Foto: Emília Silberstein/UnB Agência

Dentro do espírito de internacionalização que marca os eventos de recepção aos alunos neste ano, o convidado de honra escolhido para dar as boas-vindas foi o reitor emérito da Universidade de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa, que também é professor visitante na UnB.

O ilustre educador falou sobre o que faz da universidade uma instituição universal que atravessa séculos. Mas antes agradeceu a oportunidade de abrir o semestre letivo com uma citação de Tomás de Aquino. "Obrigado é uma palavra que só existe na língua portuguesa e representa o nível mais profundo de gratidão que é a retribuição", disse.

DISCURSO – Para Nóvoa, o elemento fundamental de uma universidade são os estudantes. O educador ressalta que só o que tem capacidade de renovação sobrevive. "Prédios podem continuar sendo os mesmos, mas, todos os anos, alunos ingressam com sonhos e vontade de inovar. Por isso, o dia inaugural é o mais importante. É quando chegam novas ideias e novos projetos", acredita.

Segundo ele, numa cultura com excesso de controle, burocracia e relatórios de produtividade, é preciso olhar novamente para o ato de ensinar. "O que faz uma universidade grande é a energia em torno do estudo e do trabalho, seja ele individual, em grupo, presencial ou à distância", destaca. "Para isso é preciso liberdade de expressão, de criação e de participação", observa.

Sobre a função dela no mundo, Nóvoa diz que a universidade deve servir à sociedade. A máxima "Penso, logo existo" deveria ser, neste caso, "Penso nos outros, logo existo", brinca. O professor diz que liberdade acadêmica deve estar associada à responsabilidade social. Afinal, há muito conhecimento e laboratórios que podem ajudar a melhorar a vida das pessoas.

Finalmente, sobre o processo de internacionalização, o professor lembra que universidades surgiram antes mesmo da ideia de Estado e nação. "Não existe universidade isolada", diz. "Grandes universidades, como Harvard e Cambridge, abrem-se para o mundo e, assim, geram respostas para problemas locais, não o contrário", afirma. Para ele, o desafio é valorizar a troca na diversidade "pela abertura, mas com enraizamento na língua e na cultura"./p>

LÍNGUA PORTUGUESA – Questionado sobre o inglês ser a língua hegemônica no meio acadêmico internacional, Nóvoa diz que a afirmação do português como língua científica levará muito tempo. Ele ainda alerta para o fato de que, mais que quantidade de artigos publicados em revistas científicas, são necessárias novas formas de avaliação da produção docente com base na dedicação ao ensino.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.