EXTENSÃO

Professores e alunos da UnB desenvolverão ações comunitárias em São Domingos do Araguaia

Foto: Claudio Reis/UnB Agência

Na última quinta-feira (16), uma equipe da Universidade de Brasília viajou 1.350 km até a cidade de São Domingos do Araguaia, localizada no estado do Pará, para a execução de atividades da Operação Itacaiúnas, do Projeto Rondon.

O grupo, composto por oito alunos e dois professores, deverá permanecer na cidade paraense por 17 dias. Nesse período, a Operação Itacaiúnas vai atender 15 municípios do Pará e Tocantins, envolvendo 298 rondonistas com o objetivo de capacitar gestores locais em gestão de políticas públicas, educadores em técnicas de ensino e aprendizagem, agentes de saúde em saúde da família, doenças endêmicas e saúde bucal.

Alunos e professores desenvolverão ações nas áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho, por meio de oficinas de coleta seletiva, de informática básica, de papel reciclado e de capacitação para agentes comunitários de saúde, entre outras.

O objetivo é contribuir positivamente na comunidade, desenvolver o conceito de cidadania e formar universitários imbuídos do espírito de responsabilidade social.

A estudante da UnB Fátima Oder-Moreira se inscreveu para participar da Operação Itacaiúnas porque sempre gostou de trabalho voluntário. Segundo ela, "o importante é que o projeto não é simplesmente a imposição de conteúdo acadêmico, mas sim uma interação com a comunidade local".

A coordenação da equipe que atuará na cidade de São Domingos do Araguaia é dos professores Ricardo Gaspar, do curso de Engenharia Florestal, e Everaldo Pereira, do curso de Agronomia.

O Rondon é um projeto educacional e social coordenado pelo Ministério da Defesa, de âmbito nacional, com um núcleo na Universidade de Brasília, vinculado ao Decanato de Extensão. Sua atuação prioritária é nas regiões com maiores índices de pobreza e exclusão social, bem como áreas isoladas do território nacional que necessitem de maior aporte de bens e serviços, com foco nas regiões norte e nordeste.