COMUNIDADE

Baixa procura por reaver pertences deixados no campus faz com que depósito esteja sempre cheio. Saiba o que fazer para recuperar um bem esquecido

Identidades, carteirinhas estudantis e cartões de crédito: itens perdidos na UnB e nunca retirados no Achados e Perdidos. Foto: André Gomes/Secom UnB

Nem toda a comunidade acadêmica sabe, mas o campus Darcy Ribeiro possui um setor de Achados e Perdidos. Um casaco ou um documento esquecido podem ter ido parar na sala do prédio OCA II, próximo à Faculdade de Educação (FE), que recebe todo material recolhido pelo campus. A gestão do local é feita pela Diretoria de Segurança (Diseg/PRC) da UnB.

Hoje, milhares de itens vindos de locais diversos (apenas o Restaurante Universitário tem um sistema próprio de achados e perdidos) ocupam o espaço, à espera dos donos. Se os seguranças não conseguem entrar em contato com o proprietário do bem, o prazo protocolar para que os materiais fiquem no local é de dois meses. Entretanto, na esperança de que os donos um dia apareçam, não é raro que este tempo seja prolongado.

“Após dois meses nos Correios e mais dois na Polícia Civil, os documentos não resgatados, por exemplo, são incinerados. Então acho melhor deixar aqui, porque pelos menos alguém pode vir buscar”, justifica Pedrolino Souza, servidor lotado na Diseg.

A artista Daniele Cristina Cruz é uma das personagens que alimentam a esperança de Pedrolino. Ela perdeu um caderno durante uma apresentação que fez na UnB há alguns meses. Procurou a unidade acadêmica, na tentativa de recuperar o objeto, com anotações sobre peças e trabalhos que fazia, mas não conseguiu. “Eu vim até o Minhocão, perguntei a um vigilante e ele me orientou que procurasse aqui”, conta, explicando sobre como soube da existência do setor.

Para receber de volta o que foi perdido, o proprietário deve ligar para a Diseg, no telefone 3107 5851, ou comparecer pessoalmente ao prédio OCA II. Caso o objeto esteja armazenado ali, o responsável deve ter maneiras de comprovar ser o real dono. Para objetos de valor elevado, como eletrônicos, é recomendado apresentar nota fiscal ou equivalente, para evitar fraudes.

Caso o proprietário não possua documentos, uma descrição detalhada do pertence pode ser suficiente para retirá-lo. Depois, é necessário assinar um termo de recebimento.

ACERVO – Entre os documentos, carteiras de identidade são os objetos mais esquecidos. Eles ficam expostos em uma vitrine, para facilitar o reconhecimento. Óculos e chaves ficam em um compartimento especial, para evitar desgastes. Casacos, camisetas e outras peças de roupa ficam em caixas no chão, junto aos materiais escolares, à espera de um destino.

Se não houver procura, boa parte destes itens é destinada à doação ao fim de cada ano, para que o setor de Achados e Perdidos continue tendo capacidade de receber materiais, que não param de chegar.

Quadro de formatura esquecido na UnB agora é decoração no setor de Achados e Perdidos. Foto: André Gomes/Secom UnB

Entre os itens curiosos já recolhidos estão um book fotográfico, bicicletas, instrumentos musicais, uma TV e até uma lembrança de formatura.

O quadro emoldurado, que hoje decora a sala no prédio da OCA II, exibe a fotografia de uma estudante da turma de Direito de 1995, que nunca buscou o pertence.

Para aumentar as chances de devolução dos produtos, a Diseg planeja desenvolver um sistema integrado por meio do qual a comunidade acadêmica possa acessar itens catalogados do acervo. Ainda não há uma previsão para que isso aconteça.

Quem encontrar um item perdido pelo campus pode entregar diretamente no setor de Achados e Perdidos, ou solicitar ao vigilante mais próximo que realize a entrega. Os demais campi da UnB também dispõem do serviço Achados e Perdidos. No campus de Ceilândia (FCE), o telefone para contato é 3107 8423; no Gama (FGA), 3107 8948; em Planaltina (FUP), o telefone é 3107 8006.

Setor de Achados e Perdidos do campus Darcy Ribeiro
Endereço: prédio OCA II (próximo à Faculdade de Educação)
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 23h
Telefone: 3107 5851

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.