REFLEXÃO

Palestra desta quarta-feira (8) é parte do ciclo de debates organizado pelo núcleo n-Futuros, em parceria com a Fiocruz

 

Nesta quarta-feira (8), o auditório da Fiocruz, no campus Darcy Ribeiro, recebe a quarta sessão do Programa Pensamento Estratégico Nacional e Saúde (Pensa), organizado pelo Núcleo de Estudos sobre o Futuro (n-Futuros) da UnB. O tema desta rodada vai debater a geopolítica contemporânea e a relevância do Brasil. O encontro tem início previsto para 18h30.

 

O palestrante convidado é o brigadeiro Delano Teixeira Menezes, diretor do campus de Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG). O intuito é debater políticas de desenvolvimento em um contexto maior do que as dimensões nacionais, trazendo à luz a importância da contextualização social e econômica global para o desenvolvimento brasileiro. É o que explica o professor emérito da UnB Isaac Roitman, coordenador do n-Futuros e um dos responsáveis pelo Pensa.

 

“A inserção do Brasil nas tendências sociais e econômicas globais, que envolvem questões como imigrações, fome, doenças e outras, são importantes para um planejamento de desenvolvimento nacional”, acrescenta. A reunião será comandada pelo professor Armando Raggio, da Fiocruz, parceira do n-Futuros na promoção do Pensa, ao lado do Movimento 2022 - O Brasil que queremos

 

SOBRE  O projeto se propõe a ser um espaço onde as comunidades externa e acadêmica se unam, em debates que proporcionem o desenvolvimento de ações futuras para superar a crise política e econômica no Brasil. "Nosso objetivo é contribuir para uma sociedade que seja reconhecida por sua equidade e pelo pleno atendimento em saúde para todos os brasileiros”, enfatiza Roitman.

 

Esta é a quarta edição do debate, que começou em agosto de 2017 e já trouxe à reflexão o Brasil pós-crise, o Plano de Desenvolvimento Nacional e a economia da América Latina. A previsão é que haja mais um evento até o fim deste ano e que a iniciativa se repita em 2018. A participação nas palestras é livre, gratuita e sem inscrições.

 

*Estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave