OPINIÃO

Thiago Gehre Galvão é coordenador do Programa Estratégico UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo da UnB. Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Professor do Instituto de Relações Internacionais UnB.

Athos Bonafim Bueno é graduando em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília.

Thiago Gehre Galvão e Athos Bonafim Bueno

O Programa Estratégico UnB 2030: desenvolvimento sustentável e inclusivo organizou e participou de diversas ações extensionistas, bem como se engajou em atividades políticas, sociais e de sustentabilidade no primeiro semestre de 2022. Em uma ação conjunta, o Programa Estratégico UnB 2030 e a Coletiva Rodas das Minas produziram relatório para a Special Rapporteur das Nações Unidas sobre a situação de mulheres e meninas no país. Esse relatório faz parte de uma das frentes de ação da ONU na luta global contra violência baseada em gênero e promoção dos direitos humanos, e a contribuição do UnB 2030 abordou isso por meio da implementação da Agenda 2030, em especial do ODS 5 - “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.

Pensando a territorialização dos ODS, o UnB2030 participou na elaboração de propostas e ideias para o Concurso Cultural Como é o DF que você quer?. A proposta do UnB 2030, que poderá estar presente em um plano de Estado do Distrito Federal, incluiu questões sociais e urbanas, como ações de sustentabilidade e de economia criativa. Particularmente neste último, seria possível avançar no acesso democrático a atividades de lazer e cultura, por meio de uma arte inclusiva, que amplie a ressonância das demandas sociais.

Em junho, o UnB 2030 realizou a Semana de Ação Mundial 2022 (SAM 2022), um evento internacional, onde extensões, ONGs e outros grupos podem promover diversas atividades. Foram realizadas três atividades que seguiam a reflexão e a discussão da educação pública brasileira. As atividades foram um cine-debate, um debate econômico e um debate político. Sendo estes promovidos com parcerias internas e externas à UnB (como o Projeto Seta). Ademais, o UnB 2030 participou da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ao apresentar proposta de trabalho, comunicado por meio de exposição oral, abordando o papel e a urgência do Programa Estratégico UnB 2030 como um agente de mudança social diante da implementação da Agenda 2030 no Brasil e nas Instituições de Educação Superior (IES).

Recentemente, foi iniciada uma parceria com a Ecofalante, uma ONG que atua em frentes de promoção de temas que envolvem cultura, educação e sustentabilidade, por meio de obras audiovisuais diversas, de caráter educativo. A parceria estabelecida tem expressão na mostra cinematográfica que ocorreu na Semana Universitária (Semuni) de 2022, criando integração e conversa das temáticas das obras propostas pela Ecofalante com a Agenda 2030 e seus ODS. Ainda durante a Semuni 2022 (29/08 a 02/09), o Programa UnB 2030 realizou diversas atividades, sobre temas contemporâneos relacionados aos ODS e a Agenda 2030, tais como a dimensão subnacional das Relações Internacionais; felicidade como um modelo de intervenção a favor de populações vulneráveis; estratégias de implementação da Agenda 2030 na educação; crianças e juventudes em foco nas RI; sustentabilidade do local ao global e do global ao local; e populações e desenvolvimento global: desafios para o Brasil no Século 21.

No âmbito internacional, o Programa Estratégico UnB 2030 apresentará estudo de caso sobre estratégias educacionais na International Conference on Sustainable Development (ICSD) de 2022. O estudo tem por objetivo apresentar o caso brasileiro de implementação dos ODS nas universidades, olhando para a importância da integração de diferentes ecossistemas de aprendizados e a importância da incorporação dos ODS em diferentes IES.

O primeiro ciclo de ações do UnB2030, entre janeiro e agosto de 2022, foi marcado com o lançamento da Plataforma do Selo ODS Edu, para reconhecimento de ações educativas alinhadas à Agenda 2030 e aos ODS. Contando com o engajamento de uma equipe multidisciplinar de quase 30 pessoas, o Programa UnB 2030 segue cumprindo sua função de colocar a extensão da UnB como referência na territorialização dos ODS no Brasil.