OPINIÃO

Cynthia Bisinoto é professora da Faculdade UnB Planaltina (FUP) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude da Universidade de Brasília. É vice-diretora da FUP e coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinar. Possui doutorado Psicologia pela UnB e pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade do Minho, Portugal.

Cynthia Bisinoto

Criada praticamente junto com Brasília, a UnB tem 60 anos. A Faculdade UnB Planaltina, por sua vez, tem uma história mais recente iniciada em 2006 em meio ao processo de expansão da educação superior brasileira e da própria UnB. Como é de se imaginar, os primeiros anos foram de muitos sonhos e aspirações, e também de preocupações, afinal, tratava-se da constituição do primeiro campus fora de sede da UnB.

Apoiando-se na história, na missão e na força da Universidade que a abriga, a Faculdade UnB Planaltina foi trilhando seu caminho. O compromisso de construir as condições para ampliar a oportunidade de formação acadêmica no Distrito Federal e no entorno, assim como contribuir para o desenvolvimento regional, sempre norteou sua caminhada.

Hoje, com uma comunidade de mais de mil pessoas, entre estudantes, técnicos administrativos, docentes e trabalhadores terceirizados, é inequívoco afirmar que a FUP se estabeleceu e chega ao seu 16o aniversário coberta de histórias, de realizações e com características específicas que lhe conferem identidade. Ela está em permanente interação e diálogo com a comunidade interna e com a sociedade, sempre atenta às necessidades da população, da cidade e do país que a acolhe, ao mesmo tempo em que se projeta internacionalmente.

Sempre em perspectiva interdisciplinar e partindo dos problemas concretos da realidade, o trabalho acadêmico da FUP tem se desenvolvido em torno da educação, da ciência, do meio ambiente, do trabalho, da organização sociocultural, da agricultura familiar, do desenvolvimento rural e das ciências ambientais. Dedicada igualmente ao ensino de graduação e de pós-graduação, à extensão e à pesquisa, a Faculdade UnB Planaltina tem uma dinâmica extremamente participativa que incentiva e promove o envolvimento de todos no debate e na ação, tanto quanto busca fomentar, cotidianamente, uma cultura institucional inclusiva baseada no respeito à diversidade e no enfrentamento às diferentes formas de violência, injustiça, desigualdade e preconceito.

A FUP é lugar de encontros, trocas e interações transformadoras. É um espaço acolhedor, humano e afetivo. É uma escola de formação ética, política e cidadã. É um campus plural e interdisciplinar. É lócus de aprendizagem e de desenvolvimento. É local de trabalho coletivo, colaborativo, criativo e institucional. É recinto de valorização e de produção de cultura. É universidade de formação acadêmica e profissional comprometida com o enfrentamento dos problemas sociais.

Celebrando seus 16 anos a Faculdade UnB Planaltina tem bases sólidas que lhe permitem continuar sua caminhada. Rumo ao futuro cabe-nos fortalecê-las e consolidá-las.

Viva a FUP!!! Viva à UnB!!!