BOAS-VINDAS

Enrique Huelva Unternbäumen é vice-reitor da Universidade de Brasília. Mestre em Filologia Germânica, Filologia Hispânica e História e doutor em Linguística pela Universidade de Bielefeld (Alemanha). É professor do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da UnB na graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Na UnB, foi coordenador dos cursos de graduação, chefe do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, vice-diretor do Instituto de Letras, coordenador do Núcleo de Recursos e Estudos Hispânicos, coordenador do Núcleo Instituto Confúcio e diretor do Instituto de Letras.

Enrique Huelva

A pandemia não acabou, e o luto pelas mais de 620 mil vidas perdidas permanece. Com muita cautela, a Universidade de Brasília inicia o segundo semestre de 2021 prioritariamente on-line. Esperamos cerca de 15% das turmas com algum elemento de presencialidade para que o retorno seja gradual e seguro. Os cursos podem fazer a gestão dessa presencialidade ao longo de todo o semestre letivo, iniciando as atividades nos campi no momento mais adequado para cada unidade.

A Universidade está acompanhando a situação epidemiológica do Distrito Federal e se preparou para fazer a gestão de situações que envolvam a covid-19. Organizamos protocolos específicos para cada fase da pandemia, com o Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação (Ccar). Além disso, recebemos informações baseadas em evidências científicas do Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (Coes).

É importante que todos conheçam os documentos que orientam as ações e condutas, disponíveis no site da instituição.
As perspectivas de futuro, conduzidas pela ciência, nos trazem esperança. Com o avanço da vacinação, vimos o número de mortes e internações diminuir. A comunidade da UnB está mais de 92% vacinada e podemos retomar os nossos espaços físicos aos poucos, com muito planejamento e segurança, orientados pelo Plano de Retomada das Atividades Presenciais da UnB.

Contamos com a atuação de cada um – estudantes, docentes, técnicos(as) e terceirizados(as) – para manter a Universidade segura. Disponibilizamos totens de álcool em gel e fizemos uma série de alterações em nossas instalações, como as substituições dos bebedouros, de torneiras dos banheiros e de lixeiras de pedal. Placas e sinalizações orientadoras estão espalhadas pelos campi.

O comprovante de vacinação continua sendo exigido no Restaurante Universitário e na Biblioteca Central. Não deixe de baixar e atualizar diariamente o aplicativo Guardiões da Saúde, a ferramenta de vigilância em saúde participativa da nossa comunidade.

Por fim, 2022 é um ano muito especial para nós. A Universidade de Brasília completa 60 anos e diversas atividades vão acontecer nos quatro campi. Receberemos também a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Desejamos que todos sintam o orgulho e a responsabilidade de ser parte dessa Universidade criativa, democrática, crítica e inovadora – sonhada por Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira. Atuante como sempre, necessária como nunca.

Desejo um excelente semestre a todos(as).