OPINIÃO

Tânia Fontenele é doutoranda em História Cultural, Memórias e Identidades pela Universidade de Brasília (UnB) e Universidade de Montreal, e mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações também pela UnB. É especialista em Políticas Públicas e Gênero pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), na Argentina. Fundou o Instituto de Pesquisa Aplicada da Mulher (Ipam). Coordena o projeto de pesquisa Memórias Femininas da construção de Brasília. É autora, dentre outros livros, de Poeira e Batom no Planalto Central ( 2010), obra que resultou em filme homônimo dirigido pela pesquisadora, e Memórias Femininas da construção de Brasília (2013). 

Tânia Fontenele

 

No início de Brasília, eram poucas mulheres, mas a gente valia por mil. A gente fazia de tudo. Era um desafio viver sem água e luz, numa cidade toda em construção. Valeu a pena tanto sacrifício para ver nascer a nova capital do Brasil. Pena que a gente não é lembrada...”.
Maria Luíza Mendes (2010) chegou em 1958 em Brasília


A historiografia sobre a construção da nova capital do Brasil, Brasília, é marcada pela exaltação da performance do presidente Juscelino Kubitschek (JK), dos arquitetos Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, do paisagista Burle Marx e dos candangos (trabalhadores das obras), todos homens. Raramente as mulheres foram lembradas ou mencionadas nesse momento histórico.

 

Nossa pesquisa apresenta dados coletados para a realização do filme documentário Poeira e Batom no Planalto Central – 50 mulheres na construção de Brasília, em que se evidencia a existência de significativo número de mulheres que trabalhavam em vários ofícios: lavadeiras, professoras, cozinheiras, prostitutas, engenheiras, parteiras, administradoras dos escritórios das obras, donas de casa, dentre outras profissões.

 

Elas trabalharam em condições precárias, moraram em casas de madeira ou acampamentos improvisados, sem água e luz. Sacrificaram-se no meio da poeira das construções para a consolidação de Brasília e, no entanto, raramente foram lembradas. Discute-se, nesse trabalho, a necessidade de valorização da memória oral das mulheres que participaram da construção de Brasília e a visibilidade do trabalho feminino, fato recorrentemente ocultado na historiografia da nova capital do Brasil.

 

A construção de Brasília é apresentada como uma das faces do “novo” Brasil, sendo atribuído o adjetivo de cidade revolucionária justamente porque representava a superação de um contexto social, político e, principalmente, econômico na década de 1960. Representava um marco desenvolvimentista proporcionado com a transferência da capital, localizada próxima do mar (Rio de Janeiro), para o centro do Brasil. Essa mudança estimulou a abertura de estradas, postos de trabalhos para homens e mulheres, e a conquista de um espaço geográfico considerado desértico.

 

Tratava-se de construir uma cidade toda planejada no centro do Brasil, com projeto dos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, que são considerados referência internacional por sua importância e inovadora proposta urbanística e arquitetônica. Em menos de quatro anos, a cidade foi erguida no centro do Brasil, numa área desabitada para implementar o desenvolvimento social e econômico dessa região. Brasília representou, para o governo do presidente Juscelino Kubitschek (1956/1961), a maneira mais rápida e eficaz de desenvolver o interior, de modernizar e integrar o país, enfim, de corrigir e reordenar o curso de nossa história, num processo logo intitulado “a construção de um novo Brasil” (OLIVEIRA, 2005, p. 22).

 

Clique aqui para ler o texto na íntegra.

 

 

Referências Bibliográficas

FONTENELE, Tânia M. (2010). Poeira e Batom no Planalto Central - 50 mulheres na construção de Brasília. Brasília: Athalaia: 2010.

OLIVEIRA, Márcio de. Brasília: o mito da trajetória da nação. Brasília: Paralelo 15, 2005.

PERROT, Michelle. (2015). Minha História das Mulheres. 2.ed. São Paulo: Contexto.

RAGO, Margareth (2000). Epistemologia feminista, gênero e história. In: PEDRO, Joana Maria e GROSSI, M Pilar (Orgs). Masculino, feminino, plural. Florianópolis: Editora Mulheres. p.21-42.

REIS MADSON, Carlos. Mulheres Invisíveis. Correio Brasiliense, Brasília, p.13, 20 Abr. 2015.

Entrevistadas do filme Poeira e Batom. [Entrevista cedida a] Tânia Fontenele. Brasília, 2010. 1 arquivo. Mp3

CARVALHO, Helena Maria Viveiros de Sousa
CINTRA, Marta
KOUZAK, Salam
MENDES, Maria Luíza
OLIVEIRA, Iara Pietricovsky de

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.