- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo .pdf
clique na imagem

VOLTA ÀS AULAS
Universidade recepciona estudantes

A UnB prepara duas aulas magnas para receber a comunidade acadêmica no dia 7 de março. Às 10h, no Centro Comunitário Athos Bulcão, o médico epidemiologista Pedro Tauil aborda o papel da Universidade no combate ao Aedes aegypti. Na sequência, José Pacheco, pedagogo e fundador da Escola da Ponte, provocará reflexões sobre padrões de aprendizado e de estudo. Às 19h30, no anfiteatro 9 do ICC Sul, a jornalista Sônia Bridi conta o que viu em suas coberturas sobre mudanças climáticas e sobre o uso insustentável dos recursos naturais.
>> Mais informações: boasvindas.unb.br

AULAS MAGNAS
Dispensa de alunos

O Decanato de Ensino de Graduação (DEG) solicita aos professores cujas disciplinas coincidam com os horários das aulas magnas dispensem os calouros para participação nos eventos do dia 7 de março. O DEG sugere também que as unidades acadêmicas promovam orientações específicas aos seus estudantes.

Artes marciais, xadrez, caiaque e futmanobol

Na próxima semana, as equipes de arnis (7/3), judô (8/3), jiu-jitsu (9/3), taekwondo e karatê (10/3) da UnB promovem oficinas com demonstrações de golpes e movimentos defensivos, sempre às 12h, na entrada central do ICC Sul. No dia 10 de março, às 16h, os calouros podem participar da oficina de caiaque, no Centro Olímpico (CO). Na sexta, 11 de março, às 16h, na Quadra José Honório Filho, ao lado da Praça Chico Mendes, tem oficina de futmanobol, que mescla fundamentos de vôlei e de futebol. E no sábado, 12 de março, a partir das 9h30, tem torneio de xadrez, no Masc Sul. Todas as atividades são abertas à participação de não atletas.
>> Mais informações: 3107 6789

MÚSICA
Bateria, rap e forró

No dia 7 de março, os tambores da Bateria Insana, formada por alunos de Medicina, soam a partir das 9h30, no Centro Comunitário Athos Bulcão. O forró instrumental das Meninas do Juá também dá o tom das aulas magnas da manhã e da noite. A partir das 18h30, Renan Ventura inova com composições interativas em áudio e vídeo por meio de videogame no anfiteatro 9. Na quarta-feira, 9 de março, o rap domina a Batalha da Escada, às 12h e às 18h, na entrada do ICC Norte. E na sexta, 11 de março, o Encontro de Baterias reúne charangas da UnB, às 13h, em frente ao Restaurante Universitário.
>> Mais informações: 3107 6307 ou 3107 6302

CINEMA
Documentários e filmes

O anfiteatro 10 recebe o projeto Cinemateca, a partir de 2 de março. Dentro da mostra Futuro do Pretérito, sempre às 12h, serão exibidos: THX 1138, do diretor George Lucas (2/3); O Dorminhoco, de Woody Allen (16/3); Blade Runner, de Ridley Scott (23/3); e Fahrenheit 451, de François Truffaut (30/3). De 8 a 11 de março, também às 12h, no anfiteatro 10, estão em cartaz produções de alunos da Faculdade de Comunicação (FAC). No dia 8 de março, às 14h, no Auditório Pompeu de Sousa da FAC, o projeto de extensão Universidade da Maturidade lança o curta Trespasser, seguido de debate sobre ansiedade, escapismo e vaidade.

TEATRO
Oficinas e apresentação

No dia 7 de março, às 14h, tem oficina de teatro para não atores, no Núcleo de Dança, localizado no prédio SG 10, ao lado de Departamento de Música. No dia 10 de março é a vez do espetáculo Reivax X - uma comédia cotidiana de amor muda. A peça, apresentada às 12h30, na entrada central do ICC Norte, questiona: quem nunca amou na vida? E no dia 11 de março, às 12h, na entrada central do ICC Sul, tem oficina de consciência corporal, com danças meditativas e atividades de bioenergética.

SOLIDARIEDADE
Doação de sangue

No dia 8 de março, às 8h, o Hemocentro de Brasília disponibiliza vans para o transporte de alunos, professores e técnicos da UnB interessados em doar sangue. O trajeto das vans será da UnB ao Hemocentro e do Hemocentro à UnB. O ponto de concentração dos voluntários será na entrada central do ICC Norte.
>> Mais informações: 3107 6302 ou www.fhb.df.gov.br

ARTES VISUAIS
História e cotidiano

De 7 a 11 de março, das 9h às 19h, estão à mostra as exposições UnB Caminhos Percorridos e UnB-se: decifrações. A primeira, montada na entrada central do ICC Sul, reúne fotos históricas da UnB em três períodos: construção do campus do Plano Piloto; invasão militar e concessão do título de Honoris Causa ao antropólogo Darcy Ribeiro. UnB-se: decifrações, instalada no hall do Restaurante Universitário, traz abordagens poéticas sobre diferentes olhares que compõem a Universidade.