- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo.pdf
clique na imagem

BOAS-VINDAS

Volta às aulas com Inspira UnB

No dia 13 de março começam as aulas do 1º semestre letivo de 2019. E, para receber a comunidade acadêmica, a UnB realiza suas tradicionais aulas inaugurais, recentemente denominadas Inspira UnB. A primeira atividade será no próprio 13 de março, às 10h, no Centro Comunitário Athos Bulcão, com a palestra Ciência e cidadania, da pesquisadora Natalia Pasternak. Já no dia 14 de março, às 19h30, no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo), o convidado para falar sobre Humanismo contra barbárie é o premiado escritor Milton Hatoum. As atividades celebram a campanha institucional UnB, sua linda e valorizam a universidade pública e gratuita.

Mais informações: www.boasvindas.unb.br

Australiano inaugura semestre

Para acolher os alunos de especialização, mestrado e doutorado neste início de semestre, o Decanato de Pós-Graduação (DPG) também realiza sua edição do Inspira UnB. A atividade recebe o professor e pesquisador australiano Stuart Bunn para falar sobre Proteção e restauração de ecossistemas aquáticos na década internacional para a ação da água. A palestra, dia 18 de março, às 14h, no auditório da ADUnB, é aberta à comunidade acadêmica e não requer inscrição prévia.

Oferta de cursos de idiomas

O programa UnB Idiomas está com matrículas abertas até 17 de março para os cursos do 1° semestre de 2019. São 12 idiomas ofertados, além de línguas indígenas e português para estrangeiros, com aulas ministradas de segunda a sábado nos quatro campi — Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama, Planaltina — e no Setor Comercial Sul. Os testes de nivelamento devem ser agendados até 13 de março. Os valores dos cursos estão disponíveis na página do programa.

Mais informações: www.unbidiomas.unb.br

ESTUDANTES

Auxílio para participação em eventos

Os editais de auxílio para participação de alunos de graduação em eventos nacionais e internacionais este ano encontram-se disponíveis na página do Decanato de Ensino de Graduação, na seção Editais. O valor do auxílio é de R$ 650 para eventos realizados no país e de R$ 2 mil, no exterior. A contribuição destina-se ao pagamento de diárias, passagens e/ou taxas de inscrição. O prazo de solicitação para os eventos que ocorrem no mês de abril vai de 1º a 12 de março.

Mais informações: www.deg.unb.br

SERVIDORES

Auxílio para publicação de pesquisas

Estão disponíveis na página do Decanato de Pesquisa e Inovação editais de incentivo a servidores do quadro da UnB para publicação de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação em anais de eventos ou em periódicos. Para cada solicitação contemplada, fica definido o valor máximo de R$ 7 mil para publicação internacional e de R$ 3,5 mil para publicação nacional. O período de solicitação vai até 20 de setembro. Os critérios de participação estão listados nos editais.

Mais informações: www.dpi.unb.br

PRAZOS
Início das matrículas em disciplinas

Até o dia 24 de fevereiro, alunos de graduação devem realizar a fase de pré-matrícula na plataforma Matrícula Web. Nesta fase, o estudante deve confirmar vaga nas disciplinas que vai cursar durante o 1º semestre. No caso da pós-graduação, o período de matrícula vai até 27 de fevereiro. Para os dois níveis, as aulas começam em 13 de março.

Mais informações: www.saa.unb.br/calendarios | www.matriculaweb.unb.br

Campus Sonoro seleciona artistas

A Diretoria de Organizações Comunitárias, Cultura e Arte (Docca/DAC) convida a comunidade interna e externa a se apresentar no palco do projeto Campus Sonoro. Tradicional na Universidade, a iniciativa visa garantir espaço para novas bandas e oferecer programação de entretenimento com shows musicais durante o horário do almoço. Desta vez, o evento será de 13 a 22 de março, às 12h30, em frente ao Restaurante Universitário. Interessados em tocar devem se inscrever pelo endereço abaixo até 1º de março.

Mais informações: www.docca.unb.br