- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo.pdf
clique na imagem

COMUNIDADE

Bem-viver e saúde mental

De 24 a 28 de setembro, os quatro campi da UnB se unem na realização de atividades dedicadas ao bem-viver. A iniciativa institucional integra a Semana Universitária e também marca o Setembro Amarelo na Universidade. O público em geral, de dentro e de fora da UnB, pode participar de rodas de conversa, palestras, dinâmicas integrativas, atividades culturais e oficinas organizadas por coletivos, núcleos, centros e faculdades. O dia 26 de setembro será especialmente dedicado à promoção da saúde mental, com atividades temáticas ao ar livre, entre o ICC Norte e o Teatro de Arena, no campus Darcy Ribeiro. Às 16h, uma roda de conversa fecha a programação.

Mais informações: www.dex.unb.br/semanauniversitariaunb

CONFERÊNCIA

Marilena Chaui na Semana Universitária

Por uma universidade democrática. Este é o tema do colóquio da filósofa Marilena Chaui, que inaugura a Semana Universitária 2018. A palestra acontece em 24 de setembro, às 19h, no auditório da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB). Mais cedo, às 9h30, no Beijódromo, a professora recebe o título de Doutora Honoris Causa pela UnB. De 24 a 26 de setembro, acontece o colóquio Marilena Chaui, o trabalho e a obra: história e engajamento filosófico-político, organizado pelo Departamento de Filosofia (FIL), do qual a convidada também participa. Os locais e horários da programação, que acontece integralmente no campus Darcy Ribeiro, estão disponíveis no endereço abaixo.

Mais informações: www.tinyurl.com/coloquiomarilenachaui

AERODESIGN

À busca de novos talentos

A equipe Draco Volans, da Faculdade de Tecnologia (FT), está com processo seletivo aberto para interessados em atuar nas seguintes áreas de produção: aerodinâmica, cargas e aeroelasticidade, estabilidade e controle, análise de desempenho, desenho e manufatura, eletrônica, estruturas, gestão de pessoas e publicidade e propaganda. Em novembro, o grupo participará da competição latino-americana SAE AeroDesign, em São José dos Campos, São Paulo. Desde 2003, o projeto multidisciplinar da UnB promove o intercâmbio de conhecimentos aeronáuticos entre estudantes de engenharias de mobilidade.

EXPOSIÇÃO

Sociologia da imagem

Até 5 de outubro, o pesquisador belga Nico Carpentier apresenta a exposição fotográfica Controvérsias iconoclásticas, com 23 imagens que retratam a região sul do Chipre. As visitas acontecem na galeria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Carpentier também oferece o workshop Beyond the written text: research through exhibition, em 26 de setembro, a partir das 8h, no auditório da Faculdade de Comunicação (FAC). Inscrições em www.e-inscricao.com/unb/beyond.

Mais informações: nicocarpentier.net/icontroversies

Congresso da Unesco

O prazo para submissão de trabalhos ao VII Congresso internacional da rede latino-americana e do Caribe de bioética da Unesco está aberto até 28 de setembro. O evento acontece na Faculdade de Ciências da Saúde (FS), de 8 a 10 de novembro. A programação completa das atividades e as orientações para apresentação dos trabalhos já estão disponíveis.

Mais informaçõescongresoredbioetica.wordpress.com

JORNADA

Gestão do esporte

Nomes de prestígio do marketing e da comunicação esportivos estão confirmados para a 9ª Jornada internacional sobre gestão do esporte. O evento promovido pelo Laboratório de Gestão e Marketing da Educação Física, Saúde, Esporte e Lazer (Gesporte/FEF) será realizado nos dias 8 e 9 de novembro no auditório da ADUnB. As inscrições são gratuitas e abertas à comunidade. A jornada inclui uma etapa científica para apresentação de trabalhos acadêmicos, cujas submissões vão até 25 de setembro.

Mais informações: www.esporte.unb.br

Curso de fisiologia

Seguem abertas as inscrições para o projeto de extensão sobre anatomia e fisiologia do sistema nervoso, voltadas à educação inclusiva. As inscrições vão até 18 de outubro e as aulas têm início em 22 de outubro, na Faculdade de Ciências da Saúde (FS). A iniciativa é do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam).

Mais informações: 3348 0456 | www.ceam.unb.br