- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo.pdf
clique na imagem

AUXÍLIO

Participação em eventos

Graduandos que queiram participar de eventos acadêmicos nacionais e internacionais em 2018 podem solicitar auxílio ao Decanato de Ensino de Graduação (DEG). Os prazos são especificados em editais, que oferecem R$ 650 para eventos no país e R$ 2 mil para eventos no exterior. A contribuição destina-se ao pagamento de diárias, passagens e taxas de inscrição. Os pedidos para eventos que acontecem no mês de agosto devem ser feitos entre 2 e 6 de julho.

Mais informações: www.deg.unb.br

Semana Universitária

O Decanato de Extensão (DEX) já publicou o edital da Semana Universitária 2018 (SemUni). As atividades gratuitas pretendem reunir alunos, professores, técnicos administrativos e comunidade externa em palestras, cursos, oficinas, mesas-redondas, seminários e exposições, de 24 a 28 de setembro. A partir desta edição, apenas unidades acadêmicas e administrativas podem propor atividades. A submissão dos projetos deve ser feita por meio do Sistema de Extensão (Siex), até 12 de agosto. A programação oficial da SemUni será divulgada na data provável de 31 de agosto. As inscrições ao público devem ser abertas em 1º de setembro.

FOMENTO

Livros digitais abertos

A UnB está apoiando a publicação de livros digitais de acesso aberto. Serão financiadas oito obras escritas por docentes do quadro permanente da instituição, que tenham natureza científica ou sejam voltadas para o ensino da graduação. O edital completo está na página da Biblioteca Central. As propostas deverão ser submetidas até 15 de julho pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Mais informações: www.bce.unb.br

Natação no Centro Olímpico

O Clube de Natação da UnB oferece aulas para comunidade interna e externa, de segunda a sexta-feira, no Centro Olímpico (CO). As turmas têm capacidade para até 16 pessoas, do nível iniciante ao avançado. A mensalidade é de R$ 80 para dois treinos semanais e de R$ 95 para três treinos. Há bolsas integrais reservadas para alunos atendidos por programas de Assistência Estudantil da UnB. As aulas acontecem das 12h às 14h e, a partir de julho, também serão ofertadas das 6h às 8h e das 18h às 20h. Cada sessão dura de 50 a 60 minutos. Inscrições no próprio CO ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Mais informações: 9 8250 4452| www.esporte.unb.br

WORKSHOP

Ciência da informação e de dados

De 4 a 6 de julho, acontece o XII Workshop Internacional em Ciência da Informação, com o tema A Ciência da Informação e a Ciência de Dados: Redes, Mídias e Metrias. O evento tem como objetivos estimular que a comunidade científica incorpore novos recursos e saberes da Ciência da Informação e difundir métodos da Ciência de Dados para gerar compreensão do conhecimento científico. As inscrições estão abertas, e as vagas são limitadas.

Mais informações:  www.tinyurl.com/cienciadainformacao

Preservação cultural

Com a missão de desenvolver a preservação e a memória da cultura dos países latino-americanos, o DEX e a Casa da Cultura da América Latina (CAL) publicam edital de fomento a projetos de extensão para que componham o Programa Casas Universitárias de Cultura. As propostas devem se direcionar às áreas de Mediação e Educativo, Artes Visuais, Audiovisual, Teatro, Dança, Performance, Literatura, Música, Arquitetura e Cidade, Comunicação, Humanidades e Ciências Sociais, Preservação ou Patrimônio e Memória. Os projetos devem ser enviados pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) até 6 de julho.

Mais informações: www.dex.unb.br

CINEMA

Festival recebe produções audiovisuais

O Archcine – Festival Internacional de Cinema e Arquitetura, com o tema Pluricidades, está com inscrições abertas até 11 de julho para curtas, médias ou longas metragens, de qualquer gênero. O filme deve estar em arquivo digital, ter sido finalizado a partir de 2015 e abordar algum desses temas: mobilidade, conectividade, fluxos, sustentabilidade, recursos naturais, tecnologia e habitação, territórios e lugares. Em Brasília, a mostra será de 28 de agosto a 1º de setembro, em parceria com a Casa da Cultura da América Latina (CAL/DEX).

Mais informações: www.archcine.com

MINICURSO

Observatório Sismológico

Sismologia básica, riscos em barragens e instrumentação sismológica estão entre os temas das oficinas do 3º Curso de Inverno do Observatório Sismológico, que acontece entre 13 e 17 de agosto, no Observatório Sismológico da UnB e no Instituto de Geociências (IG). As inscrições começam em 30 de julho. Anote aí!

Mais informações: 3107 0912/1283 | www.tinyurl.com/cursosismologia