- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo.pdf
clique na imagem

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Oportunidades em tecnologia e inovação

De 25 de junho a 2 de julho, estarão abertas as inscrições para o Programa de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). A novidade do edital é a integração dos projetos de pesquisa com empresas incubadas ou em incubação. Docentes da UnB inscrevem as propostas e selecionam alunos. Os estudantes, por sua vez, devem se informar na secretaria do departamento de interesse sobre os docentes que estão submetendo propostas. Os temas sugeridos estão disponíveis no edital. Alunos de qualquer instituição de ensino superior podem participar, desde que devidamente matriculados em disciplinas de graduação e sem reprovações no histórico.

Mais informações: www.proic.unb.br

Aulas de natação no Centro Olímpico

O Clube de Natação da UnB oferece aulas para comunidade interna e externa, de segunda a sexta-feira, no Centro Olímpico (CO). As turmas têm capacidade para até 16 pessoas, do nível iniciante ao avançado. A mensalidade é de R$ 80 para dois treinos semanais e de R$ 95 para três treinos. Há bolsas integrais reservadas para alunos atendidos por programas de Assistência Estudantil da UnB. As aulas acontecem das 12h às 14h e, a partir de julho, também serão ofertadas das 6h às 8h e das 18h às 20h. Cada sessão dura de 50 a 60 minutos. Inscrições no próprio CO ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Mais informações: 9 8250 4452 | www.esporte.unb.br

COMUNIDADE

Clube de Leitura

O Clube de Leitura da Biblioteca Central (BCE) se reúne no dia 28 de junho, às 12h, para debater a obra A morte de Ivan Ilitch, de Leon Tolstói. A atividade acontece na sala de treinamento 148, localizada no primeiro subsolo da BCE, e é aberta ao público.

Mais informações: www.bce.unb.br

LGBT

Seminário discute resistência e democracia no país

O Núcleo de Estudos da Diversidade Sexual e de Gênero do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Nedig/Ceam) promove, em 26 de junho, o seminário Resistência LGBT e democracia no Brasil contemporâneo. O evento reúne convidados de diferentes instituições em mesas de debate às 9h, às 14h e às 19h30, no Anfiteatro 10 do ICC Sul. As atividades são gratuitas, mas requerem inscrições prévias.

Mais informações: www.ceam.unb.br

CIÊNCIA

FGA promove Feira de Inovação e Tecnologia

Como parte das comemorações dos 10 anos da Faculdade UnB Gama, o campus realiza sua I Feira de Inovação e Tecnologia, no dia 29 de junho, a partir das 14h. A atividade começa com palestra sobre inovação e segue com campeonato de aeroplanadores, exposição de projetos de extensão e avaliação de protótipos desenvolvidos por alunos. A participação nas atividades é aberta ao público.

Mais informações: 3107 8904

CURSO

Internacionalização das universidades

De 25 a 27 de junho, acontece o II Curso de Outono do Grupo Coimbra, com o tema internacionalização nas universidades contemporâneas. Mobilidade de estudantes, projetos de pesquisa, internacionalização de diplomas e da formação universitária farão parte dos debates. O palestrante será Abdeljalil Akkari, coordenador do Grupo de Pesquisa Dimensões Internacionais da Educação, da Universidade de Genebra, na Suíça. O curso será realizado no auditório da Diretoria de Manutenção de Equipamentos (Dimeq) da UnB. Confira as taxas de inscrição no endereço abaixo.

Mais informações: www.tinyurl.com/cursooutono

CINEMA

Festival recebe produções audiovisuais

Archcine – Festival Internacional de Cinema e Arquitetura, com o tema Pluricidades, está com inscrições abertas até 11 de julho para curtas, médias ou longas metragens, de qualquer gênero. O filme deve estar em arquivo digital, ter sido finalizado a partir de 2015 e abordar algum desses temas: mobilidade, conectividade, fluxos, sustentabilidade, recursos naturais, tecnologia e habitação, territórios e lugares. Em Brasília, a mostra será de 28 de agosto 1º de setembro, em parceria com a Casa da Cultura da América Latina (CAL/DEX).

Mais informações: www.archcine.com

MINICURSO

A obra de Eudoro de Sousa

A Cátedra Unesco Archai do Programa de Pós-Graduação em Metafísica, o Laboratório de Dramaturgia do IdA e o Núcleo de Estudos Clássicos do CEAM promovem, em 26 e 28 de junho, o minicurso gratuito Mitologia na Filosofia e na Literatura: Eudoro de Sousa. Ministradas por Luís Lóia, da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, as atividades começam às 14h30, no Laboratório de Ontologias Contemporâneas do PPG em Metafísica, localizado no subsolo do ICC Norte, módulo 26. Inscrições abertas.

Mais informações: metafisica.net.br