- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo.pdf
clique na imagem

Semana da África

Oficinas, desfiles, seminários e apresentações compõem a edição 2018 da Semana da África na UnB, de 19 a 24 de junho. O evento apresenta ao público características do continente africano e de seus países, promovendo o debate e o intercâmbio cultural entre comunidade e alunos das várias nações africanas presentes na UnB. Confira a programação completa na página do evento e participe!

Mais informações: www.facebook.com/africaUnB

COPA DO MUNDO

Expediente em dias de jogos da seleção

Seguindo orientação do Ministério do Planejamento, a UnB terá horário de funcionamento especial nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol durante a Copa do Mundo. Se a partida acontecer pela manhã, o expediente diurno terá início às 14h e se encerrará às 19h. Somente as aulas do período da manhã estarão suspensas e o expediente noturno não será alterado. No caso de jogos que sejam realizados no período da tarde, o funcionamento da Universidade irá das 8h às 13h e ficarão suspensas as aulas dos períodos da tarde e da noite.

Mais informações: www.noticias.unb.br

MAIS HUMANA

Mulheres negras em luta

Os 30 anos da articulação política do movimento de mulheres negras, celebrados ao longo de 2018, conduzem os Diálogos Mulheres Negras Rumo a um Planeta 50-50: contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver. O evento acontecerá no dia 20 de junho, das 14h às 19h, no auditório da Finatec. Três painéis abordarão marcos da organização política autônoma das mulheres negras no Brasil, a influência delas na América Latina, oportunidades e desafios. O encontro é organizado pela UnB, pela ONU Mulheres Brasil, pela Embaixada do Reino dos Países Baixos e tem apoio da Finatec. As inscrições estão abertas até 19 de junho, pelo Sistema de Extensão (Siex). As vagas são gratuitas, porém limitadas. O evento será transmitido ao vivo pela UnBTV no Facebook.

Mais informações: www.dex.unb.br | fb.com/UnBTV

EXPOSIÇÃO NA CAL

O Tempo de Nossas Vidas

Composta por obras que trazem reflexões sobre o universo de gays, lésbicas, bissexuais e transexuais, a mostra O Tempo de Nossas Vidas fala sobre envelhecimento, ativismo político e violência, reunindo 18 artistas de arte contemporânea – quatro deles de países da América Latina. A exposição fica em cartaz até 17 de julho, nas galerias da Casa da Cultura da América Latina (CAL/DEX), no Setor Comercial Sul. A visitação vai de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 17h. Entrada franca.

Mais informações: 3107 7963 | www.facebook.com/calunb

Capacitação sobre propriedade intelectual

O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da UnB promove, a partir deste 15 de junho, a primeira edição do curso gratuito Propriedade intelectual para promoção da inovação. O público-alvo da qualificação é composto por empreendedores, empresários, colaboradores de núcleos de inovação tecnológica e docentes/discentes com tecnologias passíveis de proteção intelectual. Os encontros acontecerão até 3 de agosto, sempre às sextas-feiras, das 14h30 às 17h30, no próprio CDT, e serão conduzidos por Fabrícia Ribeiro Dias. Inscrições abertas até 28 de junho.

COLÓQUIO

Crítica e pragmatismo nas Ciências Sociais

De 19 a 22 de junho, a partir das 9h, acontece no Instituto de Ciências Sociais (ICS) o II Colóquio Crítica e Pragmatismo nas Ciências Sociais: diálogos entre Brasil e França. O evento reúne pesquisadores brasileiros e franceses que vão discutir o estado da arte de novas correntes sociológicas contemporâneas e discutir relações entre a sociologia pragmática francesa e as variantes da teoria crítica. As inscrições são gratuitas e estão abertas na página do evento.

Mais informações: www.criticaepragmatismo.weebly.com

Evento aborda cultivo de banana

No dia 23 junho, das 8h30 às 13h, acontece, na Fazenda Água Limpa, o evento Dia de campo – cultivo de banana. Há um número crescente de produtores que cultivam bananas na região Centro-Oeste. Por isso, a atividade apresentará técnicas adequadas para produção dessa cultura na região, além de apresentar novidades no setor, referentes a novas práticas de manejo de irrigação, nutrientes e controle de pragas e doenças. Inscrições no local.

MINICURSO

A obra de Eudoro de Sousa

A Cátedra Unesco Archai do Programa de Pós-Graduação em Metafísica, o Laboratório de Dramaturgia do IdA e o Núcleo de Estudos Clássicos do Ceam promovem, nos dias 26 e 28 de junho, o minicurso gratuito Mitologia na Filosofia e na Literatura: Eudoro de Sousa. Ministradas por Luís Lóia, da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, as atividades começam às 14h30, no Laboratório de Ontologias Contemporâneas do PPG Metafísica, localizado no subsolo do ICC Norte, módulo 26. Inscrições abertas.

Mais informações: metafisica.net.br