- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo.pdf
clique na imagem

Gênero, igualdade e direito das mulheres

Em 13 de junho, o anfiteatro 9 do ICC recebe o seminário Diálogos Nórdicos: Igualdade de Gênero, enfrentamentos políticos e direito das mulheres. Considerando a experiência da região escandinava, que possui liderança mundial na igualdade de gênero e representação de mulheres na política, o evento promove debate com a presença das pesquisadoras e feministas Maria Leissner, da Suécia, Sigrun Marie Moss, da Noruega, Maryan Abdulkarim, da Finlândia e Lea Friedberg, da Dinamarca. A atividade começa às 9h e é aberta ao público.

34ª FEIRA DO LIVRO

Editora UnB promove atividades

De 8 a 17 de junho, a Editora UnB estará na 34ª Feira do Livro de Brasília, no Shopping Pátio Brasil, com até 80% de desconto em títulos, além de programações culturais: no dia 8, às 19h, o lançamento do Dicionário crítico de migrações internacionais; no dia 12, às 18h30, o lançamento de Dois ensaios sobre Utopia, de João Almino; no dia 13, às 19h, debate entre docentes sobre os 30 anos da Constituinte de 1988; no dia 14, às 18h30, lançamento da obra Muitos escravos, muitos senhores: escravidão nordestina e gaúcha no século XIX. E, por último, dia 16, às 16h, o debate Maio de 68: o movimento estudantil que revolucionou o mundo. Compareça!

EXPOSIÇÃO

Histórias em quadrinhos

A Biblioteca Central (BCE) recebe, até 17 de junho, a exposição Faróis das Histórias em Quadrinhos Belgas, que traz fotografias de quadrinhos do país europeu que possuem grande relevância e personagens famosos, como Tintim, Spirou, Smurfs e Lucky Luke. A visitação ocorre no horário de funcionamento da biblioteca que, durante a greve dos servidores técnico-administrativos, tem sido de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Mais informações:  www.bce.unb.br

APRENDIZAGEM

Palestra sobre Recursos Educacionais Abertos

No dia 15 de junho, acontece o 3º Encontro Temático do Programa Aprendizagem para o 3º Milênio (A3M). Promovido pelo Centro de Educação a Distância (Cead), o evento colocará o tema Recursos Educacionais Abertos (REA) em discussão. Tendências globais e avanços nacionais relacionados à educação aberta; o panorama do movimento sobre REA na América Latina e avanços nas políticas de REA na Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação estão na pauta do encontro, que vai das 8h às 18h, na Faculdade de Tecnologia (FT). Inscrições abertas.

Mais informações: www.cead.unb.br

CINEMATECA

Tim Burton em cartaz

O projeto Cinemateca, que incentiva debates a partir de obras audiovisuais, homenageia em junho o trabalho do cineasta Tim Burton. No dia 13, será exibido o filme Edward Mãos de Tesoura (1991); no dia 20, A Noiva Cadáver (2005); no dia 27, O Estranho Mundo de Jack (1993) será a última sessão do mês. A atividade acontece sempre às 12h, no anfiteatro 10 e é aberta ao público.

Mais informações: www.docca.unb.br

Defesa pessoal

Até 20 de junho, o curso de extensão Muay Thai e Defesa Pessoal está com inscrições abertas. As aulas acontecem no campus de Planaltina, às terças e quintas-feiras, das 15h às 16h. A taxa mensal para participar do projeto é de R$ 35. Interessados devem entrar em contato pelo telefone abaixo para efetuar a inscrição.

Mais informações: 9 9382 9492

CONGRESSO

Contabilidade e governança

A 4º edição do Congresso UnB de Contabilidade e Governança está programada para acontecer entre 28 e 30 de novembro, na Finatec, e tem como tema Desafios e Perspectivas do Combate à Fraude e à Corrupção. O período para submissão de resumos fica aberto até 4 de agosto. O evento vai debater os rumos e as características das pesquisas em contabilidade no Brasil e no mundo, em seus aspectos teóricos, metodológicos e empíricos, como forma de estimular a produção científica na área.

Mais informações:  www.soac.unb.br/index.php/ccgunb/4CCGUnB

ESTUDANTES

Pesquisa avalia perfil universitário

Com o objetivo de conhecer características dos alunos que estudam em universidades federais, está disponível a quinta edição da Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação. A participação dos alunos de graduação da UnB na iniciativa é fundamental para que futuras ações de inclusão e democratização do acesso à educação superior sejam planejadas. Acesse o endereço abaixo e participe!

Mais informações: www.perfil.ufu.br